Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Pintura de criança em exposição gera polêmica; Met vai mantê-la

Museu Metropolitano de Arte, em Nova York, se recusa a remover a tela de Balthus

Pintura de criança em exposição gera polêmica; Met vai mantê-la
Notícias ao Minuto Brasil

18:51 - 05/12/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Censura

O quadro de 1938, intitulado "Thérèse Dreaming" ('Thérése sonhando', em tradução livre), mostra uma menina de olhos fechados, com os braços erguidos atrás da cabeça e sentada com a saia levantada. A pose deixa a roupa íntima da criança à vista. No Brasil, a mostra "Queermuseum", no Santander Cultural, foi tema de controvérsia, recentemente. Bem como a performance "La Bête", apresentada por Wagner Schwartz, no Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo.

A pintura da criança escrita acima é do pintor francês Balthus e pertence à coleção permanente do museu. Uma petição online reuniu mais de oito mil assinaturas que exigem que o Museu Metropolitano de Arte (Met) em Nova York,  retire o quadro de exposição.

+ Raiza Costa lança primeiro livro e defende: 'comida é carnal'

"Tendo em conta o recente clima que rodeia o assédio sexual e as alegações que têm sido tornadas públicas todos os dias, ao mostrar este trabalho ao público, o Met está a romancear o voyeurismo e a objetificação das crianças", defende o  texto da petição.

Em resposta, o porta-voz do Met afirmou ao New York Times que o quadro não será retirado do acervo, afirmando que "momentos como este dão uma oportunidade para gerar discussão sobre o assunto, e as artes visuais são um dos meios mais significativos que temos para refletir no passado e no presente, encorajando a evolução da cultura existente através de discussão informada e respeito pela expressão criativa". Este não é o único quadro do pintor que retrata meninas e adolescentes de forma controversa. 

Notícias ao Minuto

Campo obrigatório