Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Lucio Salvatore faz exposição inédita no MAM Rio

Mostra é inspirada em incêndios criminosos ocorridos na Itália

Lucio Salvatore faz exposição inédita no MAM Rio
Notícias ao Minuto Brasil

22:04 - 06/12/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Itália

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, com apoio do Instituto Italiano de Cultura, receberá a partir do próximo sábado (9) a exposição "Metaelementi", que reúne os principais trabalhos do artista italiano Lucio Salvatore. Com curadoria de Fernando Cocchiarale, "Metaelementi" ("Metaelementos", em tradução livre) reúne obras "ontológicas que partem dos elementos da natureza para transcendê-los a partir de contextos socioeconômicos e políticos, sempre centrais nas obras do artista", explica o curador.   

+ Sucesso na TV e no YouTube, Raiza Costa lança livro: 'comida é carnal'

Na mostra, o artista italiano vai mostrar vídeos, fotos, pinturas e instalações. O núcleo central da exposição será os incêndios criminosos que devastaram Sant'Elia Fiumerapido, no sul da Itália, região onde vive, em 2004 e neste ano.

Entre as obras está a série "Combustioni" (2004), criada a partir de ritual em que o artista ateava fogo a elementos fundamentais da pintura tradicional, como tábuas, pincéis, e também pinturas. "A poética de Salvatore explora o humanismo dos elementos dentro das dinâmicas da produção industrial, tecnológica, da disputa de poder e da própria arte", finalizou Cocchiarale. Com informaçºoes da Ansa. 

Campo obrigatório