Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Em autobiografia, Jô Soares relembra como Eva 'Fodor' virou 'Todor'

Em outro ponto do livro, Jô se recorda de quando Eva o convidou para estrelar uma peça infantil

Em autobiografia, Jô Soares relembra como Eva 'Fodor' virou 'Todor'
Notícias ao Minuto Brasil

18:50 - 10/12/17 por Folhapress

Cultura Despedida

Nascida na Hungria, em 1919, a atriz Eva Todor, que morreu neste domingo (10) devido a uma pneumonia, na verdade tinha Fodor como sobrenome. Mas, para evitar cacofonia, mudou a maneira como era chamada.

Aliás, quem definiu a troca foi o escritor Paulo Magalhães, de "O Imperador Galante", como Jô Soares lembra em um trecho de "O Livro de Jô - Uma Autobiografia Desautorizada" (Companhia das Letras), lançado neste ano.

+ Morre aos 98 anos a atriz Eva Todor

"Ele era o mestre de cerimônias e iria anunciar, num espetáculo beneficente, o número de Eva como bailarina", escreve Jô no livro.

"Na coxia, ela na ponta dos pés, já pronta para entrar, ele pergunta: 'Como é seu nome menina?'"

"'Eva Fodor'", a artista responde.

"'Fodor? Não pode, você não pode ser Fodor'. Aí ele vai para o microfone na frente do palco e anuncia: 'E, agora com vocês, esta menina que é uma grande revelação, Eva Todor.' Foi assim que nasceu o nome de uma das grandes atrizes de nossos palcos", lembra.

Em outro ponto do livro, Jô se recorda de quando Eva o convidou para estrelar uma peça infantil, na qual seria Pedrinho, um menino criado pelos lobos. A parceria na peça infantil nunca aconteceu. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório