Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Festa: Dia Nacional do Forró é sinônimo de Luiz Gonzaga

Para celebrar a ocasião do Dia Nacional do Forró e dos 105 anos de Luiz Gonzaga haverá uma festa na Feira de São Cristóvão

Festa: Dia Nacional do Forró é sinônimo de Luiz Gonzaga
Notícias ao Minuto Brasil

22:43 - 12/12/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura São Cristóvão

Comemorado nesta quarta-feira (13), o Dia Nacional do Forró vai ser celebrado no Rio de Janeiro como uma homenagem ao nascimento do maior sanfoneiro que o Brasil conheceu – Luiz Gonzaga, que se vivo fosse completaria 105 anos. A primeira Gestora Municipal mulher e ex-feirante do Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas (CMLGTN), Magna Fernandes fala da importância da data para os nordestinos e para a Feira de São Cristóvão.

“Celebrar o nascimento de Luiz Gonzaga é uma alegria. Seriam 105 anos do nosso Rei do Baião. Um artista completo, que merece a nosso respeito e tributo por tudo o que ele represente para a cultura nordestina. Eu sou paraibana e o forró, baião e xaxado embalam minha vida desde menina. Viva o forró. Viva a Luiz Gonzaga”, comemora a gestora.

+ 'História da vida de Picasso me fascina', diz Antonio Banderas

A data foi instituída pela Lei nº 11.176, sancionada pelo ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Para celebrar a ocasião do Dia Nacional do Forró e dos 105 anos de Luiz Gonzaga haverá uma festa na Feira de São Cristóvão no dia 13 de dezembro, às 15h, na praça dos repentistas com direito a trios de forró, comidas típicas e a um bolo de 5 metros.

A festa não para por aí, no sábado 16 de dezembro, às 15h, a SMASDH através da SUBPSBE/Circulado irá apresentar-se com o Coral Uma Só Voz, que fará uma homenagem ao legado musical do Rei do Baião - o Luiz Gonzaga.

Atualmente a Feira de São Cristóvão conta com cerca de 700 barracas e 200 restaurantes com produtos típicos do norte e nordeste. Outra característica do local é o forró pé de serra, que é tocado nos palcos por diversos trios e bandas regionais do nordestinas, que recebe mais de 300 mil pessoas por mês. De acordo com o presidente da Associação dos Feirantes do Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas (AFCMLGTN), Helismar Leite, uma programação especial foi preparada para comemorar Luiz Gonzaga.

“Teremos uma programação especial musical. Claro que teremos muito forró e o baião, que não pode faltar”, completa o presidente. 

Serviço

Dia Nacional do Forró e 105 anos de Luiz Gonzaga na Feira de São Cristóvão

Local: Campo de São Cristóvão S/N - Pavilhão de São Cristóvão - Bairro de São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20.291-440 - Praça dos Repentistas

Data: 13/12/2017 e 16/12/2017

Horário: 15h

Campo obrigatório