Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Jorge Ben Jor lança em clipe novo single nesta quarta-feira

O clipe da canção estará disponível, inicialmente, na Claro Música

Jorge Ben Jor lança em clipe novo single nesta quarta-feira
Notícias ao Minuto Brasil

09:52 - 14/02/18 por Folhapress

Cultura Cantor

"Sim, continuo apaixonado... Eu canto a alegria e o amor e um poeta deve sempre estar apaixonado". Quem o diz é Jorge Ben Jor, e tanto sentimento de fato transborda dos versos de "São Valentin", canção inédita que o compositor carioca lança nesta quarta (14).

Há muito tempo sem lançar gravações -seu último álbum de estúdio foi "Recuerdos de Asunción 443", de 2007- e notoriamente avesso a dar entrevistas, Ben Jor respondeu a algumas perguntas da reportagem, por e-mail.

A música homenageia são Valentim, cujo nome batiza o Dia dos Namorados em vários países do mundo, celebrado a 14 de fevereiro.

Apresentada em um videoclipe dirigido por Andrucha Waddington, "São Valentin" tem a letra inspirada, segundo Ben Jor, em um poema de Jorge de Lima (1893-1953) -o poeta, médico e político alagoano conhecido por "Invenção de Orfeu" (1952).

O clipe da canção estará disponível, inicialmente, na Claro Música -não é preciso ser cliente da operadora para ter acesso gratuito, por uma semana, à plataforma. O músico ainda negocia a execução do single em outros serviços de streaming.

VOLTA AOS 1970

Um dos pilares da música popular brasileira desde a estreia com o lendário "Samba Esquema Novo", em 1963, Jorge Ben -que desde 1989 incorporou o Jor ao nome- parece retomar, na nova canção, temas e sonoridades de sua mais venerada fase, aquela dos anos 1970, de discos como "Tábua de Esmeraldas".

A guitarra distorcida na abertura introduz uma sincopada sequência de três acordes que se repetem em elevações e reduções de dinâmica -aos modos da mescla de gêneros pela qual se notabilizou o artista, por muitos definida como "samba rock".

Da descrição, contudo, o artista sempre discordou -ele prefere, em suas palavras, fazer um "Som Universal" (assim, em caixas altas) e falar das coisas de que gosta, "que às vezes podem ser uma filosofia complicada, quase que hermética".

A canção prossegue em versos sobre uma "menina" que o eu lírico da canção quer "encontrar e abraçar e abraçar e encontrar".

São repetições de vocábulos e sons que se tornaram marca registrada na poesia idiossincrática, quase lúdica, do autor de pérolas como "Por Causa de Você, Menina".

"Você é meu amor porque você é o meu amor/ Mesmo que você não seja o meu amor, você vai ser sempre o meu amor/ Você está aqui quando não está aqui/ E quando está aqui, está aqui duas vezes/ Uma vez no meu coração e na outra vez também."

"Gosto muito de recitar Jorge de Lima quando me reúno com a turma do Corujão da Poesia", diz Ben Jor, referindo-se ao evento, um sarau no Rio de Janeiro do qual ele foi durante muitos anos padrinho e mestre de cerimônias.

Segundo o cantor, o escritor alagoano lhe foi apresentado por uma professora do primário, "que fazia brincadeiras com o fato de a gente ter o mesmo nome".

NOVO DISCO A CAMINHO?

Ben Jor vê uma continuidade do novo single com seu sua produção anterior.

"O som que faço nessa música é o som que venho desenvolvendo na estrada com a Banda do Zé Pretinho", diz Ben Jor, citando o grupo que o acompanha desde o álbum homônimo, de 1978.

O grupo o escuda na movimentada agenda de shows que o mantém ocupado, independentemente do lançamento de trabalhos inéditos.

"Gosto muito da energia dos shows. Sigo correndo pelo país, animando a festa."

Mas que isso não desanime quem estiver saudoso de novidades: "Estou sempre compondo. Talvez tenha mais novidade por aí daqui a pouco". Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório