Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Festival de Cinema de Berlim começa nesta quinta com filme de animação

'Isle of dogs', de Wes Anderson, abre hoje o evento

Festival de Cinema de Berlim começa nesta quinta com filme de animação
Notícias ao Minuto Brasil

09:55 - 15/02/18 por Lusa

Cultura Competição

Esta será a 68.ª edição do festival de cinema, com mais de 300 filmes selecionados. Entre os filmes da competição de longas contam-se "Don't worry, he won't get far on foot", de Gus Van Sant, "Eva", de Benoit Jacquot, "Mug", de Malgorzata Szumowska, "Pig", de Mani Haghighi e "The Prayer", de Cedric Kahn.

Fora de competição, serão mostrados, por exemplo, "7 days in Entebbe", do brasileiro José Padilha, "The Looming Tower", de Alex Gibney, "La librería", de Isabel Coixet, e "Songwriter", de Murray Cummings, sobre o músico Ed Sheeran.

+ Trilha de 'Pantera Negra' foi gravada com percussionistas africanos

O ator norte-americano Willem Dafoe vai receber um prêmio de carreira.

Na competição de curtas-metragens estão "Madness", de João Viana, "Onde o verão vai (episódios da juventude)", de David Pinheiro Vicente, e "Russa", de João Salaviza e Ricardo Alves Jr..

João Viana tem uma dupla presença no festival, já que a longa-metragem "Our madness" será exibido no programa "Fórum", juntamente com "A Árvore", de André Gil Mata, e "Mariphasa", de Sandro Aguilar.

A série policial "Sul", de Edgar Medina e Guilherme Mendonça, com realização de Ivo M. Ferreira, será apresentada no mercado de coproduções.

No programa paralelo Berlinale Talents, estará o realizador André Santos e, no "Project Labs", este cineasta apresentará o projeto do documentário "Na Floresta" (título provisório), coassinado com Marco Leão.

Nos últimos seis anos, o Urso de Ouro de melhor curta-metragem foi atribuído três vezes ao cinema português, a Leonor Teles, João Salaviza e Diogo Costa Amarante, que este ano faz parte do júri oficial. A diretora do Doclisboa, Cíntia Gil, está no júri de documentário.

O festival termina no dia 25.

Campo obrigatório