Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Missa para Clarice' leva aos palcos 'o sagrado' na obra da escritora

Roteiro é centrado na história de um arauto e de duas beatas claricianas que procuram fazer do espaço do Teatro um Templo de Reflexão

'Missa para Clarice' leva aos palcos 'o sagrado' na obra da escritora
Notícias ao Minuto Brasil

22:59 - 20/02/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura Espetáculo

O universo de Clarice Lispector é resgatado nos palcos, na peça de teatro "Missa para Clarice – Um Espetáculo Sobre o Homem e Seu Deus", em cartaz no Rio de Janeiro, de 23 de fevereiro a 18 de março, no Teatro Laura Alvim, em Ipanema. O roteiro é centrado na história de um arauto e de duas beatas claricianas que procuram fazer do espaço do teatro um templo de reflexão.

O ritual cênico, que une a palavra de Clarice Lispector, o teatro de Eduardo Wotzik e a música de Henryk Góreck, prioriza a atmosfera do sagrado, tema pulsante na obra da escritora. “Missa no sentido de missão, de levar através de um ritual a obra de Clarice ao espectador e produzir uma reflexão”, declara Eduardo Wotzik, que passou os últimos 20 anos se preparando para esta montagem.

+ Chico Buarque leva show 'Caravanas' a Salvador

A partir da obra de Lispector como matéria-prima, os textos são apresentados de forma surpreendente, com a participação ativa do público - que, como acontece em uma missa, senta, levanta, reza e canta em diversos momentos da peça. A proposta do espetáculo é formar um ritual cênico e religioso que convide o público a repensar a própria vida.

"Missa para Clarice" estreou em fevereiro de 2016, no CCBB do Rio de Janeiro, e foi levada a 18 teatros de todo o Brasil, através de 200 apresentações assistidas por um público de 35 mil pessoas. Com direção de arte de Analu Prestes e iluminação de Fernanda Mantovani, a peça é encenada por Cristina Rudolph e Natally do Ó, que dividem o palco com Eduardo Wotzik, responsável pela edição texto final e direção artística geral do espetáculo.

Campo obrigatório