Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sebastião Salgado inaugura mostra sobre indígenas: 'nossa pré-história'

Mineiro doou 16 painéis para o acervo do STF em Brasília

Sebastião Salgado inaugura mostra sobre indígenas: 'nossa pré-história'
Notícias ao Minuto Brasil

12:50 - 21/02/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura Fotografia

Sebastião Salgado tanto desvenda a intimidade quanto ajuda a criar uma memória, uma conexão afetiva, com índios na Amazônia, em uma nova série de imagens. O festejado fotógrafo brasileiro inaugurou, nesta terça-feira (20), a exposição de 16 painéis sobre o contato que teve com indígenas brasileiros, inclusive o povo Korubo, do Vale do Javari. Foi a primeira imagem já registrada desta tribo.

+ Autora inglesa antecipa detalhes de controverso livro da série 'Louca'

O registro levou Salgado a uma expedição por áreas preservadas e a ser testemunha de viagens de canoa pelo Alto Xingu, mas também a rituais de beleza, em frente a um espelho.

As fotografias expostas no Hall dos Bustos, na sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, foram doadas e ficarão expostas de maneira permanente - mesmo que sejam reimpressas e apresentadas em outros endereços do mundo. Cada uma das fotografias foi avaliada em R$ 200 mil. O Hall dos Bustos ficará aberto ao público, de maneira excepcional, nos próximos dois meses para facilitar a visitação da mostra.  

Notícias ao Minuto

Eu quis trazer a pureza brasileira, que é essa floresta colossal que nós temos, que representa a metade do nosso país, e essas populações indígenas, que são uma população fenomenal de um nível cultural incrível, que representa uma diversidade de línguas, de costumes, e que representa a nossa pré-história. O Brasil é um país muito feliz que ainda pode conviver com a sua pré-história", afirmou o fotógrafo na abertura da mostra.

Notícias ao Minuto

Campo obrigatório