Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Touch me not', da romena Adina Pintilie, leva o Urso de Ouro em Berlim

Confira os principais premiados da Berlinale, anunciados neste sábado

'Touch me not', da romena Adina Pintilie, leva o Urso de Ouro em Berlim
Notícias ao Minuto Brasil

08:46 - 25/02/18 por ANSA

Cultura Cinema

Em apoio às mulheres e repercutindo questões políticas, como já virou tradição da Berlinale, a 68ª edição do Festival de Cinema de Berlim premiou na noite deste sábado (24) o filme “Touch me not”, da romena Adina Pintilie, com o Urso de Ouro. O longa tem uma mulher como protagonista, fala sobre a psicologia humana e é recheado de cenas de nudez que retratam como cada indivíduo lida com o contato íntimo.

“Gostaria que esse filme levasse todos ao diálogo, além das fronteiras”, disse Pintilie. Num ano em que a Berlinale abraçou o #MeToo e outros movimentos femininos contra assédio, outro filme dirigido por uma mulher levou o Grande Prêmio do Júri: “Mug”, da polonesa Malgorzata Szumowska. A paraguaia Ana Brun ganhou o prêmio de melhor atriz por “Las Herederas”, de Marcelo Martinetti. O jovem ator Anthony Bajon (“La Priere”, de Cedric Kahn) venceu no masculino.

+ Filme sobre o impeachment de Dilma é premiado pelo público em Berlim

O prêmio de melhor roteiro ficou com o mexicano “Museo”, de Alonso Ruizpalacios e Manuel Alcalá, retrato dos jovens autores do assalto ao Museu de Antropologia da cidade de Satelite, nos arredores, ocorrido em 1985.

O documentário brasileiro “O Processo”, da cineasta Maria Augusta Ramos, ficou em terceiro lugar na “Panorama”, mostra paralela ao festival. O filme conta a história e os bastidores do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Roussef, em 2016.

O também documentário brasileiro “Ex-pajé”, de Luiz Bolognesi, exibido na mostra paralela Panorama, recebeu o prêmio Glashutte, oferecido por um patrocinador do festival. Com informações da Ansa.

Campo obrigatório