Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Mundo Engano': banda Eddie tropicaliza sons em novo álbum

Novo disco, do qual faz parte o single 'Girando o mundo', lançado em janeiro, investe no pop tropical, com fusões de diversos estilos

'Mundo Engano': banda Eddie tropicaliza sons em novo álbum
Notícias ao Minuto Brasil

16:26 - 01/03/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura Música

Perto de completar três décadas de estrada, a banda Eddie acaba de lançar 'Mundo Engano', sétimo álbum dos pernambucanos de Olinda. Com produção de Pupillo (baterista do Nação Zumbi), o novo disco, do qual faz parte o single 'Girando o mundo', lançado em janeiro, investe no pop tropical, com menos mangue beat e mais fusões de diversos estilos - do hip hop ao forró, segundo antecipa o colunista Mauro Ferreira, do G1.

A banda liderada pelo vocalista e guitarrista Fábio Trummer, composta pelo baterista Kiko Meira (bateria), pelo percussionista Alexandre Urêa, pelo baixista Rob Meira e por Andret Oliveira no trompete, teclados e sampler ainda promete um som “marítimo” nesta nova fase.

+ Em Portugal, brasileiro lança livro sobre separação entre os povos

A primeira prova seria a canção “De pouco em pouco”, cuja composição foi inspirada na obra “Os trabalhadores do mar”, livro escrito pelo francês Victor Hugo em 1866.

O conceito do trabalho começou a ser discutido há cerca de um ano e meio, resultando de uma aproximação entre Trummer e o conterrâneo Pupillo, músico e produtor em alta no universo pop. Após criarem juntos a trilha sonora de um filme baseada na peça “A Serpente” (1980), um dos últimos trabalhos de Nelson Rodrigues, teriam desenvolvido as primeiras ideias sobre "Mundo Engano".

O sétimo disco traz frevo (“Girando o mundo”), fusões com samba e surf music (“O mar apaga”), sons caribenhos (“Dobra esquina”), forró (“Vivo”) e hip hop (“Brooklin”). Conforme adianta Mauro Ferreira, também evoca a poesia de Marcelino Freire (“Para Yemanjá”) e faz uma ode ao mar (“De pouco em pouco” e “O mar lá fora”) declarada desde a capa, assinada pelo ilustrador Helder Santos. O repertório do Trummer Super Sub América, projeto paralelo do vocalista, também foi incluído no álbum da banda, através da faixa “Medo da rua”.

Campo obrigatório