Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Murakami faz mescla de policial metafísico com existencialismo

Emblemático romance do japonês foi publicado no Brasil

Murakami faz mescla de policial metafísico com existencialismo
Notícias ao Minuto Brasil

18:27 - 02/03/18 por Folhapress

Cultura Crítica

"Crônica do Pássaro de Corda" foi publicado em entregas numa revista japonesa de 1994 a 1995. É o mais emblemático romance de Haruki Murakami. A mescla de policial metafísico com existencialismo de obras anteriores dá liga, resultando na fórmula singular que o autor se encarregaria de diluir nos livros seguintes.

+ 'Me Chame Pelo Seu Nome' lidera buscas por filmes do Oscar no Google

O mote faz lembrar o de "Tantalia", conto de Macedonio Fernández no qual um casal atribui a uma plantinha a responsabilidade de sua felicidade futura: se o trevo murchar, o amor fará o mesmo.

Mas na história de Murakami, o papel de talismã cabe a um gato desaparecido que Toru Okada, desempregado, é obrigado a procurar enquanto sua mulher, Kumiko, permanece no trabalho.

Toru sai de casa atrás do bichano e começa a aventura, que termina por explorar o mal disseminado na sociedade japonesa a partir dos traumas causados pela derrota na Segunda Guerra.

Murakami não fecha seus enredos. Parece mais interessado em abri-los, na verdade, esparramando subtramas misteriosas que mantém o leitor em suspensão, preso ao labirinto narrativo. Uma delas, a história do primeiro-tenente Mamiya,cuja ação se passa na fronteira Manchúria- Mongólia em 1937, está entre as melhores páginas do escritor.

Em posição contrária ao senso comum de que a boa ficção continua na cabeça do leitor, por meio de reflexões ou inquietações morais, dos romances de Murakami sobram imagens borradas semelhantes às que nos restam dos sonhos ao acordarmos.

O autor disse que escreve ao despertar, como se prosseguisse a atividade onírica da noite. O resultado é a impossibilidade de traduzir em resenhas o impacto da obra. É como se ao tentarmos traduzi-la em outras palavras que não as que o compõem, determinássemos sua destruição.

"Crônica" é um livro que não se conclui, ou que nunca chega a ser plenamente desvendado, esta sim a qualidade incontornável das melhores obras literárias. Vale dizer, de um clássico contemporâneo que já deveria ter sido traduzido há mais tempo.

CRÔNICA DO PÁSSARO DE CORDA

Autor: Haruki Murakami

Tradução: Eunice Suenaga

Editora: Alfaguara

Quanto: R$ 69,90 (768 págs.)

Avaliação: ótimo

Campo obrigatório