Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

FESTin: primeiro filme do brasileiro Luiz Villamarim é premiado

Prêmios anunciados pelo Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa distinguiram sobretudo o cinema brasileiro

FESTin: primeiro filme do brasileiro Luiz Villamarim é premiado
Notícias ao Minuto Brasil

17:53 - 07/03/18 por Lusa

Cultura 'Redemoinho'

O filme 'Redemoinho', primeira longa-metragem do cineasta brasileiro José Luiz Villamarim foi eleito o melhor do filme do FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa. A escolha, anunciada em Lisboa, Portugal, nesta quarta-feira (7), premia o título inspirado em uma obra de Luís Ruffato, que conta a história de dois amigos de infância que se reencontram depois de muitos anos de ausência. Para o júri do FESTin, foi o melhor filme e direção do concurso este ano.

Já o júri da crítica elegeu como melhor filme 'Açúcar', de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira, enquanto o público votou em 'Como nossos pais', de Laís Bodanzky, todos produções brasileiras.

+ Zé Celso destaca atualidade de Torquato Neto em pré-estreia de filme

Nas restantes categorias, os prêmios distinguiram sobretudo o cinema brasileiro. Grace Passô foi eleita a melhor atriz, com 'Praça Paris', e Marat Descartes o melhor ator, em 'Mulher do pai'.

Quanto aos curtas-metragens, o júri escolheu 'A gis', de Thiago Carvalhaes, sobre Gisberta Júnior, a mulher transexual assassinada em 2006, no Porto. O público votou em 'Hospital da memória', de Pedro Paula de Andrade.

'Saudade', do realizador Paulo Caldas, foi eleito o melhor documentário pelo júri, enquanto o público escolheu 'Serviçais das memórias à identidade', de Nilton Medeiros. O júri popular infantil escolheu 'Como surgiram as estrelas', de Renato Barbieri e Adriana Meirelles. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório