Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Caixa Cultural homenageia mulheres com programação em todo o país

Show, espetáculos e rodas de conversa promovem reflexões sobre o dia 8 de março

Caixa Cultural homenageia mulheres com programação em todo o país
Notícias ao Minuto Brasil

08:57 - 08/03/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura Agenda

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, será celebrado com uma programação cultural especial nas unidades da Caixa Cultural neste fim de semana. Em Brasília, a cantora Ana Cañas faz três shows do seu mais recente álbum – Tô na Vida.

Em Recife, o espetáculo Três mulheres e um bordado de sol homenageia três grandes personalidades femininas: Clarice Lispector, Edith Piaf e Frida Kahlo.

No Rio de Janeiro, uma mostra de cinema gratuita apresenta a produção de Margarethe Von Trotta, premiada diretora alemã, que registrou assuntos marcantes através de personagens femininas.

+ Fundação Palmares comemora mês da mulher com artistas e comunicadoras

Brasília

A cantora e compositora Ana Cañas se apresenta na Caixa Cultural Brasília com a turnê Tô Na Vida, nome do seu mais recente álbum. No palco, a artista interpreta clássicos da MPB em novas versões, sucessos da sua carreira e canções inéditas. O repertório traz músicas como Tigresa, Respeita e Pra você guardei o amor. Shows de 6 a 8 de março, sempre às 20h.

Recife

O palco da Caixa Cultural Recife recebe o espetáculo Três mulheres e um bordado de sol, da companhia pernambucana Compassos. Clarice Lispector, Edith Piaf e Frida Kahlo são os objetos de estudo do espetáculo, que transforma em dança as mudanças que essas mulheres promoveram na sociedade. Este projeto leva para a cena o resultado de uma pesquisa de mais de dois anos sobre as artistas e faz parte de um constante trabalho de pesquisa desenvolvido pela Cia. Compassos. O espetáculo fica em cartaz de 8 a 17 de março, quintas, sextas e sábados, sempre às 20h.

Rio de Janeiro

O cinema de Margarethe von Trotta está em cartaz na CAIXA Cultural Rio de Janeiro. A mostra exibe 10 longas-metragens da premiada diretora alemã em sessões gratuitas. Uma das mais importantes cineastas contemporâneas, Margarethe Von Trotta registrou assuntos marcantes da vida política da Alemanha do século XX, sempre através de grandes personagens femininos. Na programação do evento, destaques como o inédito A caminho da loucura (1983); Rosa Luxemburgo (1985), biografia da lendária ativista política do início do século XX; Visão – Sobre a vida de Hildegard Von Bingen (2009), sobre a freira visionária e compositora; e Hannah Arendt (2012), sobre a filósofa e teórica política.

Fortaleza

A Caixa Cultural Fortaleza promove o Laboratório de Escrita Criativa para Mulheres. No encontro, as participantes poderão ler e ouvir as vozes de mulheres com vários contextos sociais e culturais. O encontro será mediado pela historiadora Nina Rizzi e tem por objetivo criar um acervo biográfico e literário. Encontros de 6 a 9 de março, das 17h às 20h, e dia 10, das 10h às 19h. As inscrições podem ser feitas pelo email: gentearteira.ce@caixa.gov.br, informando nome completo e telefone de contato.

Salvador

A Caixa Cultural Salvador apresenta, de 1º de março a 27 de maio, a exposição inédita Ser feliz é para quem tem coragem, que homenageia Dona Canô (foto), uma das mais notáveis mulheres centenárias da Bahia, símbolo da cidade de Santo Amaro e matriarca da família Velloso. Dona Canô faleceu aos 105 anos, em dezembro de 2012, no dia do Natal. A mostra reúne objetos pessoais, fotografias, textos, canções, poemas, vídeos e depoimentos que perpassam sua vida. Confira abaixo Dona Canô cantando com os filhos em trecho do filme Pedrinha de Aruanda (2006), de Andrucha Waddington, documentário sobre Maria Bethânia. A exposição está aberta à visitação gratuita de terça a domingo, das 9h às 18h.

São Paulo

A Caixa Cultural São Paulo promove, nos dias 8 e 9 de março, o projeto Interfaces do feminino: diálogos e imagens, com curadoria de Ana Lobo e Sandra Oliveira. A programação tem a proposta de gerar uma discussão a respeito do tema corpo feminino, a partir de quatro oficinas para mulheres e duas mesas redondas.

Campo obrigatório