Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Romance português 'O Pecado de Porto Negro' vai virar série televisiva

Obra do escritor português Norberto Morais será adaptada por Patrícia Andrade, que assina a adaptação de "Gonzaga: De Pai Para Filho" (2017)

Romance português 'O Pecado de Porto Negro' vai virar série televisiva
Notícias ao Minuto Brasil

22:37 - 12/03/18 por Lusa

Cultura Literatura

O romance "O Pecado de Porto Negro", de Norberto Morais, editado em maio de 2014 em Portugal, vai ser adaptado para a televisão pela TV Globo, anunciou o grupo editorial LeYa. O romance do escritor português, protagonizado pelo estivador Santiago Cardamomo - homem espertalhão e mulherengo -, em Porto Negro, capital da ilha fictícia de São Cristóvão, vai ser adaptado por Patrícia Andrade. A minissérie televisiva será dirigida por André Felipe Binder.

Patrícia Andrade assinou, entre outros, os argumentos dos filmes "Entre Irmãs" (2017) e "Gonzaga: De Pai Para Filho" (2017), ambos dirigidos por Breno Silveira.

+ Vencedora do Jabuti, Maria Valéria Rezende lança livro de ficção

André Felipe Binder, nasceu há 45 anos, em São Paulo. Em cerca de 15 anos de carreira realizou entre outras, as telenovelas "Cabocla" (2004), "A Lua me Disse" (2005) e, mais recentemente, "Vade Retro" (2017), protagonizada por Tony Ramos.

Livro

"O Pecado de Porto Negro", romance finalista do Prémio Leya, em 2013, foi publicado pela Casa das Letras, em maio de 2014. O livro narra "a rocambolesca história vivida por Santiago Cardamomo" e "pode ser considerado um mosaico de histórias que vão se encadeando para construir um romance admirável sobre o caráter circular do destino e capacidade que o passado tem de nos vir bater à porta, quando menos esperamos", segundo a editora. 

Na época da sua publicação em Portugal, Miguel Real, no Jornal de Letras, Artes & Ideias (JL), afirmou que se tratava de "um dos melhores romances históricos publicados este século em Portugal".

Sobre o autor

Norberto Morais é conterrâneo de Hermann Hesse, tendo nascido numa pequena cidade de Calw, na Floresta Negra alemã, em 1975, mas vive desde os seis anos em Marinhais, no Ribatejo (Portugal). Licenciado em Psicologia pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa, fez voluntariado na Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, foi músico no Hot Club e teve uma banda, na qual era vocalista, letrista e compositor. Literariamente estreou em 2008, com o romance "Vícios de Amor", publicado pela Oficina do Livro, também do grupo LeYa.

Campo obrigatório