Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Atriz de 'Tomb Raider' treinou 6 vezes por semana para ser Lara Croft

Preparação de Alicia Vikander foi composta por quatro etapas

Atriz de 'Tomb Raider' treinou 6 vezes por semana para ser Lara Croft
Notícias ao Minuto Brasil

17:18 - 19/03/18 por Folhapress

Cultura ALICIA VIKANDER

Foi preciso meses de preparação física e ingestão de muita proteína para que Alicia Vikander, 29, se tornasse a Lara Croft de "Tomb Raider: A Origem".

O personal trainer e nutricionista Magnus Lygdback, 38, treinou a atriz com um método próprio que equilibra treino, nutrição e estilo de vida. Além de Alicia, o sueco ajudou Gal Gadot e Ben Affleck a entrarem em forma para os papéis em "Mulher-Maravilha" e "Liga da Justiça".

+ Vida de Marielle Franco vai virar filme com Jorge Mautner

Para que Alicia fosse capaz de correr e lutar como a heroína dos videogames sem se ferir, sua preparação foi dividida em quatro partes. A primeira etapa visava fortalecer e acelerar o metabolismo da ex-bailarina.

Sete meses antes das filmagens, Alicia treinou por uma hora durante cinco dias por semana. Magnus diz que a atriz começou a fazer cinco refeições diárias, sem nenhum tipo de açúcar e carboidratos simples -que têm alto índice glicêmico e são absorvidos rapidamente, como arroz branco e doces. 

No café da manhã, a atriz comia quatro ovos e meio abacate. Almoço e jantar continham 40 gramas de proteína -carne vermelha, frango ou peixe-, 40 gramas de carboidratos -arroz integral, quinoa, inhame ou batata-doce- e 30 gramas de gordura boa -óleo de coco, de oliva ou abacate. Antes destas refeições, Alicia comia lanches com 30 gramas de proteína -como frutos do mar, sashimi ou frango.

No segundo ciclo, quatro meses antes de começarem as gravações de "Tomb Raider", Magnus voou até Londres para trabalhar a musculatura de Alicia. "Ela levantou muito peso durante uma hora, de cinco a seis dias na semana, e ingeriu muita quantidade de comida para construir os músculos", conta ele.

Nos dois meses que antecederam as filmagens, Alicia adentrou o terceiro ciclo do processo e teve que parar de ingerir carboidratos. Os exercícios aumentaram para duas sessões diárias, com um treino de alta intensidade pela manhã e 45 minutos de musculação à tarde.

A atriz sueca passou a comer entre 18 e 20 gramas de proteína no café da manhã  -ou três ovos escalfados , e 20 gramas de proteína nos lanches -em forma de frutos do mar ou ovos. Nas refeições principais, Alicia ingeriu 25 gramas de frutos do mar e 50 gramas de gordura, como abacate, óleo de coco ou MCT -óleo constituído por 60% de ácido caprílico e 40% de ácido cáprico.

O personal conta que a quarta fase, quando as gravações começaram, foi a mais difícil. Na época, Alicia acordava às quatro horas da manhã para exercitar-se antes de seguir para o estúdio. O desafio de Magnus era ajustar a rotina da atriz constantemente para manter sua taxa de gordura corporal baixa.

Apesar de Alicia declarar que perdeu a massa muscular conquistada em apenas três semanas, Magnus garante que a atriz está em melhor forma agora do que antes e que ela não perdeu músculos, apenas volume. "Nós estávamos pressionando-a para ter muitos músculos e baixa gordura corporal. O corpo sempre quer voltar para o estado natural."

INICIANTES

Não é preciso exagerar na alimentação ou treinos para ter um corpo como o da nova Lara Croft. Ao contrário de Alicia, que teve cerca de sete meses para ganhar 5 quilos de massa muscular, as pessoas devem priorizar o equilíbrio. "Quando se trata da preparação para um filme, preciso atingir resultados extremos em tempo limitado. Não há tempo para equilíbrio."

Magnus diz que o primeiro passo para entrar em forma é controlar alimentação e treino moderadamente. "Comece fazendo algo que goste, como correr ou dançar. Faça isso ao menos três vezes na semana, sem ultrapassar cinco dias de treino."

O personal trainer ainda afirma que o maior erro que as pessoas cometem quando tentam mudar o corpo é não comerem o suficiente. Invés de pular refeições, é preciso cortar açúcares e gorduras ruins, como saturada e trans.

"Coma a cada três horas, cinco vezes ao dia. Não se pode comer duas ou três vezes acreditando que irá emagrecer. As pessoas fazem dietas radicais e acabam desistindo depois de uma semana", afirma.O sueco permite exceções e diz que três a cada 20 refeições podem incluir alimentos não saudáveis. "De 20 refeições, faça 17 corretas. As outras três devem ser feitas para aproveitar a vida." Com informações da Folhapress. 

Campo obrigatório