Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Hare Krishna: cinebiografia de fundador do movimento estreia no Brasil

Filme sobre Srila Prabhupada estreia nesta quinta-feira (26) em cinemas do Brasil

Hare Krishna: cinebiografia de fundador do movimento estreia no Brasil
Notícias ao Minuto Brasil

22:44 - 25/04/18 por Raquel Lima

Cultura Veja o trailer

"Se alguém contasse esta história, você não acreditaria", diz trecho do trailer de "Hare Krishna! O Mantra, o Movimento e o Swami que começou tudo". O documentário de John Griesser, que estreia na próxima quinta-feira (26), em salas da Cinépolis no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Natal e Fortaleza, parece ficção, mas é história.

O longa-metragem conta como, aos 70 anos, A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada deixou a segurança de um templo em Vrindavana, na Índia, para, com apenas US$ 8, fundar o Movimento Hare Krishna, em 1960.

Na viagem para Boston, nos Estados Unidos, de carona em um cargueiro indiano, Srila Prabhupada sofreu dois ataques cardíacos, ao desembarcar, ficou na casa de amigos e amigos, e começou a pregar em universidades.

O primeiro templo foi no bairro famoso pela contracultura Lower East Side, em Nova York. A cinebiografia conta ainda a história dos 50 anos da sociedade internacional criada por Srila Prabhupada. Há depoimentos de devotos e de adeptos famosos, como o ex-Beatle George Harrison: "As escrituras védicas deram um suporte primordial para a minha vida". 

+ David Cronenberg receberá Leão de Ouro no Festival de Veneza

Ele está trazendo um raio de luz para o lugar certo", disse Allen Ginsberg. As dificuldades também são abordadas, como as perseguições sociais: "pessoas nos sequestravam e tentavam nos 'desprogramar'", diz um devoto em um depoimento. "Quanto mais nos atacavam, mais energia ele tinha. Prabhupada adorava uma boa briga", completa outro.

A filosofia milenar dos Vedas, livros escritos há mais de cinco mil anos, e que transformou a vida de milhões de ocidentais, também está presente. "A perfeição desta vida é compreender a si mesmo. Este é o começo", ensina Srila Prabhupada. "Independentemente de religião, nacionalidade, somos todos irmãos. Se pensarmos no outro como alguém batalhando, assim com eu estou, com meu corpo, tenho um motivo para amá-la", diz outro.

O filme é, segundo Griesser, uma compilação de mais de 31 horas de conteúdo, gravados nos 1960, dos Estados Unidos à Índia, passando pela Europa - o resultado de quatro anos de pesquisa intensa. Em 2017, o Movimento Hare Krishna está espalhado em 850 templos e centros, 60 comunidades rurais, muitas autossustentáveis, 50 escolas e mais de 90 restaurantes em todo o mundo.

Campo obrigatório