Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Natalie Portman desiste de receber 'Nobel Judaico' em Israel

Atriz receberia prêmio avaliado em US$1 milhão

Natalie Portman desiste de receber 'Nobel Judaico' em Israel
Notícias ao Minuto Brasil

13:37 - 21/04/18 por ANSA

Cultura Polémica

A atriz e produtora Natalie Portman decidiu não retirar em Israel um prêmio avaliado em US$1 milhão devido a "eventos recentes" no país, informaram os organizadores do evento.

A cerimônia da fundação que concede o "Prêmio Genesis", considerado o "Nobel Judaico", prevista para ocorrer no próximo mês de junho, foi cancelada.

Um representante de Portman, citado pela organização do prêmio, explicou que "os recentes acontecimentos em Israel foram extremamente perturbadores para ela, e ela não se sente à vontade para participar de qualquer evento público em Israel".

A ministra da Cultura, Miri Regev, disse que a atriz "foi pressionada pelos Bds (Boicote, Desinvestimento e sanções), um movimento que busca aumentar a pressão econômica e política sobre Israel.

+ Scarlett Johansson lança single e anuncia EP em parceria com Pete Yorn

A fundação, por sua vez, afirmou que "admira" a "humanidade" da atriz e "respeita seu direito de discordar publicamente com as diretrizes do governo de Israel". Entretanto, estão tristes porque a motivação de Portman foi "motivos políticos" e todos temem que ela "politize nossa iniciativa filantrópica".

O 'Genesis' foi concedido pela primeira vez em 2014. Ele tem o objetivo de homenagear personalidades por sua excelência no próprio ramo profissional e "que inspiram outros por sua dedicação à comunidade judia e aos valores judeus".

O prêmio foi designado no ano passado ao arquiteto e escultor indiano de origem indiana Anish Kapoor. Já em 2016, ao maestro israelense Yitzhak Perlman e, em 2015, ao ator norte-americano Michael Douglas. Portman nasceu em Jerusalém e tornou-se cidadã dos Estados Unidos. (ANSA)

Campo obrigatório