Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Rio recebe festival sobre cinema de Hong Kong em maio

Seleção inclui 23 longas-metragens; filmes também serão exibidos em Brasília e São Paulo

Rio recebe festival sobre cinema de Hong Kong em maio
Notícias ao Minuto Brasil

07:59 - 21/04/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura CCBB

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro exibe, a partir de 2 de maio, a mostra 'Cidade em Chamas: O Cinema de Hong Kong'. O festival conta com uma seleção de 23 longas-metragens produzidos entre as décadas de 1960 e 1990.

“A mostra apresenta filmes nos mais diversos gêneros e registros (artes marciais, tanto os filmes de espadachim como os de kung fu, comédias rasgadas, musicais melodramáticos, filmes policiais, de horror e fantasia), sucessos de crítica e também populares, tentando abarcar quando possível tanto os principais diretores (King Hu, Chang, Cheh, Patrick Tam, Tsui Hark, John Woo), como as principais estrelas (Grace Chang, Ti Lung, Bruce Lee, Jackie Chan, SammoHung, ChowYun Fat, Leslie Cheung) do período”, comenta o curador Filipe Furtado.

+ Filme sobre impeachment de Dilma Rousseff é aclamado na Suíça

O curador destaca, entre seus filmes favoritos, Nômade (1982), de Patrick Tam, um dos pontos altos do Cinema Novo de Hong Kong e grande influência sobre Wong Kar-Wai, Sonhos da Ópera de Pequim (1986), de Tsui Hark, sobre um grupo de revolucionários na China de 1913 à beira de uma guerra civil, e O Arco (1969 - foto), de Cecile Tang, um dos primeiros filmes orientais dirigido por uma mulher, que lida com a falta de opções femininas e estratificação social. “Teremos também muitos clássicos do cinema de ação - O Grande Mestre Beberrão (1966), de King Hu, Golden Swallow (1968), de Chang Cheh, referências fortes para O Tigre e o Dragão, de Ang Lee; e Ho, o Sujo (1979), de Lau Kar Leung, que influênciou Quentin Tarantino em Kill Bill”.

A mostra fica em cartaz na capital carioca até 28 de maio. Depois, o festival passa pelos CCBBs de Brasília, entre 12 de junho e 8 de julho, e de São Paulo, entre 20 de junho e 16 de julho. 

Campo obrigatório