Meteorologia

  • 25 MAIO 2018
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Morre o cineasta Nelson Pereira dos Santos

Um dos mais importantes nomes do Cinema Novo, ele dirigiu filmes como "Rio 40 Graus"

Morre o cineasta Nelson Pereira dos Santos
Notícias ao Minuto Brasil

18:09 - 21/04/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura luto

Diretor e roteirista de longas-metragens clássicos do Cinema Novo brasileiro, como "Vidas Secas" (1963) e "Rio, 40 Graus" (1955), Nelson Pereira dos Santos faleceu neste sábado (21), aos 89 anos. O cineasta estava em tratamento contra uma pneumonia desde o último dia 12, quando foi internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro.

Durante a internação, Nelson Pereira dos Santos foi diagnosticado com um grande tumor no fígado. A expectativa é que o corpo seja velado na Academia Brasileira de Letras (ABL). Desde 2006, o cineasta ocupava a cadeira que tinha sido do diplomata Sergio Corrêa da Costa.

+ Morre ator de filmes 'Harry Potter' e 'Austin Powers'

“Ele estava ótimo, não estava doente. Foi internado com uma pneumonia, na semana passada, que cedeu. Estava lúcido, mas cansado. Morreu sem dor, uma morte tranquila, com toda a família reunida”, disse, ao Estadão, a neta e publicitária Mila Chaseliov.

Nascido em São Paulo e advogado por formação, Nelson, que faria 90 anos em outubro, atuou como jornalista, em redações como as do Diário da Noite e O Tempo. O diretor trabalhava na programação cultural da ABL. Um dos últimos filmes dele foi o documentário "A música segundo Tom Jobim", lançado em 2012.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório