Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Pagliacci' busca reproduzir o fascínio exercido pela arte circense

Foi o primeiro espetáculo da companhia circense La Mínima depois da morte de um de seus fundadores, Domingos Montagner

'Pagliacci' busca reproduzir o fascínio exercido pela arte circense
Notícias ao Minuto Brasil

20:57 - 27/04/18 por Folhapress

Cultura Crítica

"Pagliacci" são muitos filmes em um só. É esse o seu trunfo e sua fraqueza. Em um momento inicial, o recém-lançado documentário se propõe a mostrar os preparativos para a montagem de "Pagliacci", que estreou em março de 2017.  Foi o primeiro espetáculo da companhia circense La Mínima depois da morte de um de seus fundadores, Domingos Montagner (1962-2016).

Mas o filme também toma outros caminhos. Reconstitui momentos das duas décadas de existência da premiada trupe paulista, criada por Montagner e Fernando Sampaio em 1997. É ainda uma homenagem à profissão de palhaço, aquele que "perde a dignidade com dignidade", nas palavras do ator e diretor argentino Fernando Cavarozzi.

+ 'Tropikaoslista' associa bom personagem com panorama sob a ditadura

Por fim, trata-se de um gesto de reverência ao talento de Montagner, com depoimentos de amigos. São, portanto, quatro camadas a sustentar o documentário, que alcança seus melhores momentos justamente quando elas se cruzam. É o que acontece no encontro de Sampaio com seu mestre Roger Avanzi, o antológico palhaço Picolino.

Nessas conversas, quando Sampaio aparece encantado feito um menino, a trajetória da companhia La Mínima se une à rica história do circo brasileiro. Paródia do balé clássico com dois palhaços, o número "As Bailarinas" se tornou uma marca do grupo. O filme exibe a versão original e uma nova encenação, mesclando humor e nostalgia.

Por outro lado, o documentário perde boas oportunidades de reflexão ao trilhar tantas vias. Por que Roger Avanzi foi tão relevante para o circo contemporâneo? Em que medida Montagner e Sampaio se superaram em "A Noite dos Palhaços Mudos", que rendeu a ambos o prêmio Shell de melhor ator em 2008?

Que não se espere, então, de "Pagliacci" mergulhos reveladores na história do circo ou mesmo da La Mínima. O grupo de diretores busca reproduzir o fascínio exercido pela arte circense. O encantamento se sobrepõe à razão. Visto sob essa perspectiva, o documentário cumpre bem seu papel. Com informações da Folhapress.

PAGLIACCI

Avaliação: bom

Produção: Brasil, 2018, livre

Direção: Chico Gomes, Julio Hey, Luiza Villaça, Pedro Moscalcoff e Luiz Villaça

Campo obrigatório