Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Nobel da Literatura de 2018 é adiado após escândalo sexual

A decisão está relacionada com os escândalos sexuais em que a academia tem sido envolvida

Notícias ao Minuto Brasil

05:25 - 04/05/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura Prêmio

A Academia Sueca decidiu adiar a entrega do prêmio Nobel da Literatura este ano. O galardão referente a 2018 só será entregue em 2019.

O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (4), através de um comunicado publicado na página da premiação.

A decisão está relacionada aos escândalos sexuais e de vazamento de informação em que a Academia tem se visto envolvida. 

A resolução surge  após a saída de sete dos membros do grupo de avaliação do prêmio, nas últimas semanas, como protesto pela forma como a crise tem sido gerida. Tal debandada levou a um número insuficiente de elementos no júri para realizarem a avaliação de quem receberia a distinção.

"Uma das circunstâncias que podem justificar uma exceção, é quando uma situação em uma instituição de entrega de prêmios se torna tão séria, que a decisão sobre a sua entrega poderia ser vista com falta de credibilidade", escreve na nota Carl-Henrik Heldin, o presidente da Fundação Nobel.

A última vez que o prêmio Nobel da Literatura foi adiado foi em 1943, no auge da Segunda Guerra Mundial. Este ano, a crise está centrada em Jean-Claude Arnault, uma figura da literatura sueca, que enfrenta várias alegações de assédio sexual e acusações de ter revelado os nomes de sete vencedores da premiação antes do tempo. 

A Academia foi também alvo de críticas depois de se descobrir que tinham violado as próprias regras de conflitos de interesse, ao fornecer financiamento ao Kulturplats Forum, um centro cultural dirigido por Arnault.

Campo obrigatório