Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Movimento #MeToo é 'histeria coletiva', diz Polanski

Cineasta expulso da Academia do Oscar por acusação de abuso sexual criticou movimento em entrevista a revista polonesa

Movimento #MeToo é 'histeria coletiva', diz Polanski
Notícias ao Minuto Brasil

15:56 - 08/05/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura Cineasta

O cineasta Roman Polanski descreveu o movimento #MeToo como "histeria coletiva" em entrevista à edição polonesa da revista Newsweek desta semana.

Expulso da Academia Americana do Oscar por acusação de abuso sexual, o franco-polonês criticou o movimento contra assédio apoiada por diversas estrelas de Hollywood. “Parece-me que é uma histeria coletiva, do tipo que acontece nas sociedades de tempos em tempos”, disse o diretor.

+ Não vim aqui dar o Nobel da Paz, diz Cate Blanchett em Cannes

Para ele, tais movimentos “às vezes tomam um rumo mais dramático, como a Revolução Francesa ou a noite de São Bartolomeu na França (massacre de protestante em 1572), e às vezes menos sangrenta, como em 1968 na Polônia (revolta estudantil e campanha antissemita) ou o macarthismo nos Estados Unidos”, afirmou.

“Todos, impulsionados principalmente pelo medo, se esforçam para se juntar a esse movimento. Quando observo isso, me lembra a morte de um amado líder norte-coreano, que fez todo mundo chorar terrivelmente, e alguns choravam tão forte que não pudemos deixar de rir”, disse Polanski.

“Então, é puramente hipocrisia?”, questionou o jornalista. “Na minha opinião, é tudo hipocrisia”, atacou o diretor.

Campo obrigatório