Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Espetáculo que homenageia obra de Hilda Hilst chega ao Recife

Peça dirigida por Luciana Lyra e encenada por Fabiana Pirro passou por diversas capitais e também por Portugal

Espetáculo que homenageia obra de Hilda Hilst chega ao Recife
Notícias ao Minuto Brasil

14:50 - 09/05/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura Teatro

A Caixa Cultural Recife recebe, de 16 a 26 de maio de 2018, o espetáculo 'Obscena, um encontro com Hilda Hilst'. Em cena, Fabiana Pirro dá vida a Líria, uma mulher acima de 40 anos que transborda de desejos e dialoga com presenças e ausências. A atriz e a diretora Luciana Lyra criaram a montagem após uma temporada de imersão no universo de Hilda Hilst, reconhecida como um dos principais nomes da literatura brasileira contemporânea. O espetáculo tem sessões de quarta a sábado, sempre às 20h.

Como outros narradores-personagens de Hilda Hilst, Pirro mergulha num fluxo de consciência fragmentado, num lugar em que surge a força masculina: Pai, Filho, Amor e Deus, figuras que são as linhas grossas deste bordado chamado Obscena. A vida da escritora é misturada com a da atriz, que deságua num texto profundamente humano, um solo poético que investe na diversidade de linguagens artísticas, como teatro, música, literatura, audiovisual e artes plásticas.

+ 'Abstinência de Purpurina': O monólogo de uma brasileira em Portugal

O projeto teve início em janeiro de 2014, com uma minuciosa pesquisa sobre a poética de Hilda Hilst. Intérprete e diretora passaram uma temporada na Casa do Sol – chácara em Campinas (SP) onde a escritora viveu e que hoje funciona como o Instituto Hilda Hilst. "Quando, em 2013, comecei a adentrar na poesia da Hilda, fiquei muito impressionada. Vi que se tornou escritora para dar continuidade à obra do pai, Apolônio de Almeida Prado Hilst. Eu também queria fazer algo no teatro para o meu pai e ela veio como uma luz, trazendo em sua obra questões sobre as quais eu queria falar no palco", conta Fabiana Pirro. "Na sua linguagem, muitas vezes considerada hermética, Hilda nos faz perguntas fundamentais sobre a solidão, a loucura e a estranheza diante do comportamento humano. Ela sempre colocou a mulher como uma figura independente, inteligente e poderosa", completa a atriz.

Serviço

Obscena, um encontro com Hilda Hilst

Local: Caixa Cultural Recife – Av. Alfredo Lisboa, 505, Praça do Marco Zero

Datas: 16 a 26 de maio de 2018

Horário: 20h

Campo obrigatório