Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Grande nome da arte urbana, Toz expõe trabalhos inéditos no Rio

Exposição do artista Tomaz Viana ocorre na Caixa Cultural

Grande nome da arte urbana, Toz expõe trabalhos inéditos no Rio
Notícias ao Minuto Brasil

16:22 - 15/05/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura Agenda

Um dos principais nomes da arte urbana, Tomaz Viana, o Toz, criou, em 2010, o personagem que se tornaria um dos mais significativos entre suas obras: Insonia, uma entidade noturna e onipresente. Essa figura mítica, inspirada nas forças da natureza, ganha novos contornos e uma cultura própria na exposição individual 'Toz - Cultura Insonia', que fica em cartaz na Cixa Cultural Rio de Janeiro de 29 de maio a 26 de agosto de 2018.

A mostra apresenta trabalhos – alguns deles inéditos – que revelam os integrantes dessa civilização e suas influências, o desenvolvimento de sua cultura, a relação com sua história, sua genealogia e o vínculo com novas raízes. O público poderá conferir 10 telas e esculturas de materiais diversos, manequins especialmente criados para este projeto com pinturas e figurino pensados e elaborados pelo artista e sua equipe, além de duas instalações, sendo uma delas interativa para o público.

+ IMS Rio promove curso sobre grandes escritoras contemporâneas

Como parte da programação, a Caixa Cultural Rio de Janeiro recebe Toz nos dias 16 de junho, 14 de julho e 18 de agosto (sábados) para uma visita guiada junto ao público (horários a confirmar).

“Meu objetivo com essa exposição é provocar reações. Acho que a arte tem que cumprir esse papel. Ela deve causar qualquer tipo de reação, seja de carinho, de amor, de raiva, e também propor uma reflexão”, afirma Toz. Na tentativa de construir um elo entre presente e passado, a mostra vai abordar questões atuais como tolerância, diversidade, desigualdade e, também, pertencimento, sincretismo, ressignificação, afetividade, memória, ancestralidade.

Serviço:

Exposição Toz - Cultura Insonia

Entrada Franca

Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Galeria 3

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)

Telefone: (21) 3980-3815

Abertura: 29 de maio (terça-feira), às 18h

Visitação: de 30 de maio a 26 de agosto de 2018

Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h

Campo obrigatório