Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Filme sobre impeachment de Dilma estreia no Brasil

Produção venceu Festival Internacional da Suíça no mês passado

Filme sobre impeachment de Dilma estreia no Brasil
Notícias ao Minuto Brasil

10:59 - 17/05/18 por Ansa

Cultura Cinema

O filme "O Processo", que retrata o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (17). Dirigido por Maria Augusta Ramos, o longa documenta os bastidores da movimentação política que culminou na deposição da petista, entre abril e agosto de 2016.

Ao todo, foram produzidas 450 horas de material, que mostra como a equipe de Dilma, acusada de maquiar as contas públicas, preparou sua estratégia e lutou até o fim do processo.

+ Personagem frágil prejudica retrato da juventude no filme 'Paris 8'

Nas filmagens não há entrevistas e nem intervenções no acontecimentos No mês passado, a produção venceu o prêmio de melhor longa do Festival Internacional de Documentários da Suíça, um dos mais importantes do evento.   

Além disso, foi escolhido pelo público da mostra Panorama do Festival de Berlim como o terceiro melhor documentário. O impeachment de Dilma Rousseff foi aprovado no dia 31 de agosto de 2016. A então presidente afastada foi condenada sob a acusação de ter cometido crimes de responsabilidade fiscal - as chamadas "pedaladas fiscais". Com isso, a petista passou o poder ao seu vice Michel Temer, que ainda permanece no cargo. (ANSA)

Campo obrigatório