Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'O homem que matou D. Quixote' estreou em Cannes

Terry Gilliam terá agora oportunidade de mostrar na telona um projeto que o acompanha há quase trinta anos

'O homem que matou D. Quixote' estreou em Cannes
Notícias ao Minuto Brasil

17:55 - 19/05/18 por Lusa

Cultura Filme

Depois de décadas de percalços, o filme 'O homem que matou D. Quixote', de Terry Gilliam, teve sua estreia mundial neste sábado (19); no encerramento do Festival de Cinema de Cannes, em França.

Ainda com um processo judicial em curso, Terry Gilliam terá agora oportunidade de mostrar na telona um projeto que o acompanha há quase trinta anos, numa adaptação livre do romance 'D. Quixote de la Mancha', de Miguel Cervantes.

'O homem que matou Dom Quixote' é um projeto antigo de Terry Gilliam, que remonta a 1989 e cuja produção sofreu sucessivos solavancos e interrupções, com problemas com elenco e com financiamento, sendo descrito pela imprensa especializada como um filme amaldiçoado.

Um dos mais recentes problemas foi com Paulo Branco, que chegou a ser anunciado como produtor do filme, mas a parceria acabou por não ser concretizada, supostamente por problemas financeiros.

O Tribunal de Grande Instância de Paris declarou que o contrato entre ambos continua válido e posteriormente, Paulo Branco tentou impedir judicialmente, sem sucesso, a estreia em Cannes.

O produtor português tentou impedir também a estreia comercial na França. Mas, na sexta-feira (18), o mesmo tribunal rejeitou o pedido de Paulo Branco, que exigia a suspensão da distribuição do longa e, portanto, a interdição da estreia comercial, por considerar ter direitos sobre o filme, através da sua produtora Alfama Films.

O filme foi rodado em Portugal e na Espanha e conta com interpretações de Jonathan Pryce, Adam Driver, Olga Kurilenko, entre outros.

O vencedor da Palma de Ouro foi Filme 'Shoplifters', do cineasta japonês Hirokazu Kore-Eda. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório