Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Trens levam forró para os trilhos de Pernambuco no mês de junho

Serão sete viagens neste ano, sempre aos sábados e em dois domingos

Trens levam forró para os trilhos de Pernambuco no mês de junho
Notícias ao Minuto Brasil

08:46 - 22/05/18 por Folhapress

Cultura Turismo

Uma viagem pelas canções tradicionais do forró em meio aos trilhos pernambucanos. É o que promete a nova temporada do Trem do Forró, que começará a circular no próximo dia 2 de junho entre Recife e Cabo de Santo Agostinho.

O trem opera somente nos meses de junho, para aproveitar as comemorações juninas. Serão sete viagens neste ano, sempre aos sábados e em dois domingos.

+ 'Excedente foi captado por outro edital', diz Kleber Mendonça Filho

O percurso de 37 quilômetros entre Recife e Cabo de Santo Agostinho é feito literalmente ao ritmo do forró, já que os dez vagões de passageiros transportam, cada um, um trio de forró pé de serra.

A ida é feita em duas horas e quinze minutos, com parada de uma hora e meia em Cabo de Santo Agostinho, intervalo em que os visitantes aproveitam para provar as comidas típicas pernambucanas e dançar.

As duas locomotivas a diesel utilizadas no projeto, fabricadas há cerca de 50 anos, e os 12 vagões, sendo 10 de passageiros, pertencem à CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), de acordo com Anderson Pacheco, idealizador do Trem do Forró.

Os vagões são do tipo pidner, com bancos laterais, e não fileiras de poltronas, o que faz com que os passageiros viajem de costas para as janelas e liberem espaço interno no veículo, que se transforma num salão de dança.

Cada vagão transporta de 100 a 120 pessoas. Além dos dez destinados aos passageiros, há outros dois vagões operacionais -um é composto de sanitários e, o outro, abriga a equipe de apoio, com seguranças, enfermeiros e técnicos de mecânica.

"O nosso São João é muito forte aqui no nordeste e aproveitamos a data para desenvolver esse projeto, que está em sua 28ª edição. Para mantê-lo o ano todo o custo é muito alto e o apoio, próximo de zero. Nossa vontade era ter pelo menos uma vez por semana", afirmou Pacheco.

A meta é transportar entre 7.000 e 8.000 passageiros nas sete viagens previstas para este ano. O trem parte do pátio ferroviário das Cinco Pontas, no centro do Recife, que não funciona o ano todo, e chega à estação do Cabo. Há uma linha regular da cidade até Cajueiro Seco, operada por VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos).

PRIMÓRDIOS

A proposta do Trem do Forró surgiu a partir da desativação de um programa chamado Pró-Lazer, que era desenvolvido pelo governo do estado entre Recife e Caruaru.

Pacheco assumiu a rota, por meio de sua empresa turística, e em 1991 surgiu o primeiro Trem do Forró. À época os passageiros iam de trem e voltavam de ônibus, dada a distância entre as cidades -120 quilômetros, percorridos em seis horas.

Em 2001, com o fim da linha férrea para Caruaru no ano anterior, o destino passou a ser Cabo de Santo Agostinho. Neste ano, o trem sairá aos sábados (dias 2, 9, 16, 23 e 30) e em dois domingos (dias 10 e 24, data em que se comemora o dia de São João). O passeio inicia às 16h, com previsão de chegada de volta à capital às 22h. Os ingressos custam a partir de R$ 130. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório