Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Antes que Eu Me Esqueça' emociona, mas abusa de clichês

Filmes brasileiro tem elenco de peso, com Danton Mello, Josá de Abreu e Mariana Lima

'Antes que Eu Me Esqueça' emociona, mas abusa de clichês
Notícias ao Minuto Brasil

16:06 - 23/05/18 por Folhapress

Cultura Crítica

É interessante o meio-termo em que se instala "Antes que Eu Me Esqueça", entre a comédia voltada para o grande público e o drama de marcas mais autorais. Primeiro longa de ficção de Tiago Arakilian, o filme de narrativa transparente conta com nomes de peso no elenco.

Polidoro (José de Abreu) é um juiz aposentado de 80 anos, viúvo de uma inesquecível professora de piano. A filha, Bia (Letícia Isnar), acredita que chegou a hora de interditá-lo, pois já não tem condições de viver sozinho, e abre um processo para obter sua tutela. Paulo (Danton Mello), seu irmão, tem uma opinião diferente -mas como não vê o pai há décadas, não é capaz de julgar. A situação provoca um rearranjo das relações familiares. Ao mesmo tempo, pai e filho, cada um de seu lado, vivem o que se pode chamar de novas aventuras.

Trata-se, sem dúvida, de uma constelação de elementos surpreendentes e inspiradores, capaz de manter a atenção do espectador ao longo da trama, que só não convence mais por causa das facilidades narrativas adotadas.

+ Nos EUA, ativistas pedem personagens LGBT em 20% dos filmes até 2021

Abusa-se de imagens aéreas de Copacabana -já vistas, pouco acrescentam ao filme, mas isso que poderia ser considerado um mal menor. Mais grave é a construção dos personagens, que muito deixa a desejar. Com pouca profundidade e trejeitos caricatos, a maior parte deles recebe tratamento excessivamente estereotipado.

É o caso, principalmente, dos papéis femininos. A promotora retraída Maria Pia, vestida com camisas sóbrias, abotoadas até o pescoço, por exemplo, é um desperdício ao talento de Mariana Lima.

Mas, se o tom predominantemente sexista, assim como o uso de clichês ligados ao envelhecimento, à família burguesa e aos subalternos decepciona, isso não chega a prejudicar o outro polo do filme: uma comovente e bem contada narrativa da relação entre pai e filho, embalada pela sensibilidade musical que os une.

ANTES QUE EU ME ESQUEÇA

PRODUÇÃO: Brasil, 2017

DIREÇÃO: Tiago Arakilian

ELENCO: Danton Mello, Josá de Abreu, Mariana Lima.

ESTREIA: nesta quinta (24).

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 14 anos.

AVALIAÇÃO: Regular. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório