Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Roteiro prejudica 'Olhos no Deserto', sobre amor em meio à tecnologia

Este é o sexto longa-metragem do canadense Kim Nguyen

Roteiro prejudica 'Olhos no Deserto', sobre amor em meio à tecnologia
Notícias ao Minuto Brasil

19:09 - 24/05/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura Cinema

ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ - O sexto longa-metragem do canadense Kim Nguyen - diretor e roteirista ainda pouco conhecido no Brasil, cujos filmes abordam as relações humanas- fala de uma questão contemporânea por excelência: a ubiquidade da tecnologia da informação na vida das pessoas, que produz solidão e angústia.Gordon (Joe Cole) trabalha em uma empresa de vigilância que monitora tudo o que acontece ao redor de um oleoduto próximo de uma aldeia no norte da África.

A tarefa é realizada muito longe dali, em Detroit, de onde comanda um exército de robôs hexápodes, engenhoca de seis pernas equipada com câmera, microfone, alto-falante e programa de tradução, capaz de disparar tiros em eventuais ladrões.

+ Após fracasso em bilheteria, 'Transformers' é adiado para 2019

Uma noite, Gordon repara em Ayusha (Lina El Arabi), uma jovem que se encontra com o namorado (Faycal Zeglat) em uma colina do deserto. Curioso, e talvez desconfiado, Gordon passa a segui-la.

Descobre que ela está condenada a um casamento arranjado com um homem bem mais velho e que por isso quer fugir do país com o namorado.Abatido por uma desilusão amorosa, Gordon se apaixona platonicamente por Ayusha e decide ajudá-la na fuga.

Um improvável melodrama se instala -baseado no voyeurismo e na mediação de uma máquina–, em meio a outras questões contemporâneas como a imigração ilegal, a obsessão global pela segurança, a exploração predatória das riquezas naturais pelos países ricos.Essa história de amor ingênua e assimétrica que evolui em um contexto complexo, mas pouco desenvolvido pelo roteiro, no qual a tragédia espreita, nunca convence.

Há diálogos em demasia, uma tentativa de esclarecer o que a história e as imagens são incapazes de criar.O insistente apelo à -ótima- trilha sonora do grupo canadense Timber Timbre obedece ao mesmo tipo de limitação: é uma facilidade para tentar estabelecer um clima que a narrativa não consegue impor.As relações da Ayusha com os pais também são pouco trabalhadas.

A caracterização família não vai além dos sempiternos clichês em torno do tradicionalismo e do autoritarismo. A jovem fala inglês -algo no mínimo surpreendente em uma aldeia perdida-, trabalha em um cybercafé, ganha um salário que lhe poderia garantir alguma autonomia, o que permite supor que seus pais não sejam tão obtusos.

Os melhores momentos são os em que brilha a ironia, sobretudo na cena em que o robô ajuda um homem cego perdido nos arredores da aldeia -quando conversam sobre mulheres e este pensa que a máquina é uma pessoa- e quando o chefe de Gordon o adverte para que relate mais ameaças perto do oleoduto com uma justificativa lapidar: "Ameaças são a alma do nosso negócio", "sem inimigos não há emprego neste país".

OLHOS NO DESERTO (EYE ON JULIET)

Quando: Estreia nesta quinta (24)

Classificação: 14 anos

Elenco: Joe Cole, Lina El Arabi, Faycal Zeglat, Amal Ayouch

Produção: Canadá, França, Marrocos, 2017

Direção: Kim Nguyen

Avaliação: regular

EspeciaisNão há lightboxes disponíveis.

Campo obrigatório