Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Armazém Companhia de Teatro encena 'Hamlet' contemporâneo

Partindo da obra fundamental de Shakespeare, a ideia geral da companhia é encontrar um Hamlet cheio de som e fúria

Armazém Companhia de Teatro encena 'Hamlet' contemporâneo
Notícias ao Minuto Brasil

20:13 - 27/05/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura Espetáculo

Com a proposta de apresentar uma versão contemporânea de um célebre personagem de Shakespeare, a Armazém Companhia de Teatro vai levar ao Centro Cultural João Nogueira - Imperator, no Rio de Janeiro, o espetáculo "HAMLET". A peça fica em cartaz de 1 a 16 de junho (sextas e sábados, às 19:30h, e domingos, às 19h) na casa situada no bairro do Méier.

Acostumada a processos que resultam na criação de uma dramaturgia própria, a companhia se volta agora para um outro tipo de processo, onde o que mais interessa é o seu posicionamento sobre a narrativa.

Partindo da obra fundamental de Shakespeare, a ideia geral da companhia é encontrar um Hamlet do nosso tempo., cheio de som e fúria, que dialoga com o coquetel de conflitos que vemos todos os dias nas grandes cidades do mundo.

+ Festival instrumental vai reunir Mekler, Kassin e Monteiro

Patrocinada pela Petrobras desde 2000, a companhia completou 30 anos de existência no final de 2017, travando um complexo diálogo criativo com um dos melhores materiais dramatúrgicos da história.

Peça

Hamlet é o príncipe da Dinamarca. Apenas um mês separa a morte repentina e inexplicável de seu pai e o novo casamento de sua mãe. O príncipe tem visões de seu pai, que afirma que foi envenenado pelo irmão, e exige que Hamlet se vingue e mate o novo Rei (seu tio e padrasto). Hamlet se finge de louco para esconder seus planos, e vai perdendo o controle sobre sua própria realidade no meio deste processo. Ou seja, a invenção teatral do século XVI de um príncipe que fingia loucura e o espírito inflamado do nosso século entraram inevitavelmente em colisão. Já não há mais fingimento: a loucura de Hamlet tornou-se a loucura do mundo.

O diretor Paulo de Moraes acredita que “é importante tratar Shakespeare como se ele fosse um genial dramaturgo recém-descoberto com algumas coisas urgentes a dizer sobre a guerra, sobre a loucura do mundo e sobre nossos líderes políticos modernos.”

No "HAMLET" da Armazém Companhia de Teatro, sete atores e atrizes dão vida aos personagens de Shakespeare: Patrícia Selonk, Ricardo Martins, Marcos Martins, Lisa Eiras, Jopa Moraes, Isabel Pacheco e Luiz Felipe Leprevost. A tradução ficou a cargo de Maurício Arruda Mendonça, parceiro habitual de Moraes em muitas dramaturgias montadas pela companhia.

“Maurício conseguiu uma poesia sem pompa, que comunica sem perder a beleza. E é grande mérito dos atores que essa poesia chegue rasgando, ela é língua, ela é corpo, ela é carne”, comenta Paulo de Moraes.

O espetáculo foi vencedor de diversos prêmios, entre eles o Prêmio APTR de Teatro nas categorias Melhor Atriz em Papel Coadjuvante (Lisa Eiras) e Melhor Cenário, e Prêmio Shell (RJ), também como Melhor Cenário

Serviço

HAMLET

Local: Centro Cultural João Nogueira (Imperator) - Rua Dias da Cruz, 170, Meier

Informações: 21 2597-3897

Temporada: De 1 a 16 de junho de 2018

Horários: Sextas e sábados, às 19:30h e domingos, às 19h

Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada) no site Ingresso Rápido 

Classificação: 16 anos

Duração 140 minutos (incluindo 10 minutos de intervalo)

Campo obrigatório