Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Escritora acusa Pixar e Disney por suposto plágio de 'Divertida Mente'

Filme venceu o Oscar de melhor animação em 2016

Escritora acusa Pixar e Disney por suposto plágio de 'Divertida Mente'
Notícias ao Minuto Brasil

12:45 - 02/06/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura EUA

Uma escritora norte-americana está processando a Disney e a Pixar por suposto plágio da história do filme 'Divertida Mente'. Carla J. Masterson alega que os produtores teriam copiado trama presente em dois de seus livros - "What’s on the Other Side of the Rainbow?" e "The Secret of the Golden Mirror".

“A ideia original, artística e criativa e de Carla J. Masterson em 'What’s on the Other Side of the Rainbow?' e ''The Secret of the Golden Mirror' é descrever as emoções infantis de alegria, medo, tristeza, raiva, diversão, amizade, amor e timidez como personagens que aparecem em todo o livro em diferentes formas e cores", diz trecho do processo judicial, segundo o UOL.

+ Relegada pelo público enquanto viva, Hilda Hilst é homenageada na Flip

No filme, as emoções da menina Riley são representadas por personagens: Medo, Tristeza, Alegria, Nojinho e Raiva. Elas comandam o comportamento e as reações da garotinha de dentro de um centro de controle na mente.

O documento indica, ainda, que uma versão ilustrada do livro "What's on the Other Side of the Rainbow?" foi distribuída como brinde para participantes das cerimônias do Emmy, em 2010, e do Oscar, em 2011. Executivod da Disney e da Pixar participaram do evento.

O suposto plágio teria causado um prejuízo de pelo menos US$ 75 mil. Já os acusados lucraram mais de US$ 1 bilhão em receita bruta, com vendas de bilheteria e produtos derivados do filme.

Campo obrigatório