Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Castelo do século 19 é cenário e inspiração para nova série da HBO

'Succession' teve cenas gravadas em castelo em Ledbury, na fronteira entre Inglaterra e País de Gales

Castelo do século 19 é cenário e inspiração para nova série da HBO
Notícias ao Minuto Brasil

09:04 - 03/06/18 por Folhapress

Cultura Reino Unido

A obrigação de usar protetores nos sapatos e o fato de uma mesma conversa se repetir quase uma dezena de vezes, em looping, com grandes câmeras gravando tudo atrapalhavam a ilusão, senão seria fácil acreditar ser um dos convidados de um dos casamentos mais chiques que já aconteceram.

O local é um belíssimo castelo do início do século 19 em Ledbury, próximo a Hereford, quase na fronteira entre Inglaterra e País de Gales. Um salão de festas com decoração completa, banda e comida reais foi montado nos fundos dele, de frente para um lago onde patos e faisões selvagens passavam durante a gravação. Ali, atores, produção e mais de uma centena de figurantes vestindo roupas elegantes participavam de uma festa que prometia entrar madrugada adentro.

O convite à reportagem, entretanto, não era para uma celebração de luxo, mas para acompanhar a gravação de cenas dos últimos episódios da primeira temporada da série "Succession", que estreia neste domingo (3), na HBO.

Durante uma tarde a uma noite, foi possível ver ensaios, gravações, improvisos, adaptações de texto de cenas que que vão ao ar na série que trata sobre a disputa de poder em uma família dona de um império midiático nos EUA.

O castelo de Eastnor é o cenário de parte da história e é uma alegoria perfeita para a série que lida com questões de lealdade familiar, traição e negócios internacionais. Apesar de tratar de uma situação contemporânea, o ambiente com cara um tanto medieval se alinha às brigas pela sucessão em um império familiar histórico.

+ 'Sense8', 'Luke Cage' e outros títulos no catálogo da Netflix em junho

Segundo Jesse Armstrong, criador da série, a locação inspirou parte do texto, mudou a forma de pensar as cenas fisicamente. "Não estamos só tentando filmar um casamento incrível. A HBO está gastando muito para estarmos aqui. Tudo tem que ser perfeito para a gravação", disse, em entrevista em uma das mesas preparadas para a festa de casamento.

Durante três semanas, a equipe de produção transformou o castelo Eastnor em um imenso estúdio, usando a parte interna e externa para gravar algumas das cenas mais importantes da série.

Além do salão em que eram gravadas as cenas que a reportagem acompanhou, a festa se espalhou por várias outras partes do castelo, se adaptando ao ambiente real dele. "Não tivemos que mudar nada ao usar o castelo. Ele já estava todo preparado para as cenas. Tudo o que se vê ali é real. Usamos quase todos os ambientes para poder mostrar separadamente os irmãos. Cada um deles tem um ambiente próprio, além das cenas da própria festa. É uma rara oportunidade de gravar tudo em um mesmo lugar", explicou Armstrong.

As cenas cuja gravação a reportagem acompanhou são longas, em plano sequência. Um dos pontos mais importantes da noite de gravação era uma cena de três minutos envolvendo cinco personagens que se movem pelo salão da festa de casamento e travam diálogos diferentes de forma separada.

O casamento seria um dos momentos-chave da temporada, com a presença de quase todos os personagens centrais da trama, e tudo havia sido planejado minuciosamente para transformar a ilusão da festa em algo mágico e o mais real possível na tela da TV.

"Estamos gravando o clímax da temporada, os dois últimos episódios. Estamos preparando o momento mais tenso, com as disputas por poder dentro da família", disse Armstrong. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório