Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Pesquisadores encontram folha de jornal sob quadro de Picasso

Página de 1902 é do 'Le Journal'

Pesquisadores encontram folha de jornal sob quadro de Picasso
Notícias ao Minuto Brasil

08:45 - 06/06/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura Le Journal

Utilizando um equipamentos de infravermelho, um grupo pesquisadores descobriu uma folha de jornal sob a superfície do quadro de Pablo Picasso "Mother and child by the sea" ("Mão e criança junto ao mar").

Segundo John Delaney, pesquisador da National Gallery of Art em Washington: "Para verificar que a imagem era nítida, dirigimos a câmera para o rosto da mãe. E, para minha grande surpresa, descobrimos um texto de jornal", disse. O comunicado do museu foi divulgado neste segunda-feira (5).

O profissional realizou o estudo em parceria com Keiko Imai, funcionária do Museu de Arte de Pola, em Hakone, no Japão, noticia o G1. A partir de setembro, a obra será exposta no Museu de Orsay, em Paris.

Com o objetivo de identificar a origem do periódico encontrado, Keiko Imai fez uma pesquisa nos arquivos do "Le Journal", uma publicação francesa de literatura, artes e política que Pablo Picasso (1881-1973) tinha o hábito de ler.

+ Financiamento coletivo será criado para viabilizar filme sobre Suplicy

Foi então que a especialista encontrou um exemplar de 18 de janeiro de 1902 que corresponde exatamente aos textos visíveis na tela. O pedaço do jornal menciona debates no Parlamento britânico e a criação de um salão de pinturas e esculturas.

É possível, agora, afirmar que o quadro foi pintado após esta data, em Barcelona, para onde Picasso se mudou em janeiro do mesmo ano. O artista vivia em Paris.

O comunicado não especifica a razão da folha do jornal estar no quadro, mas pode indicar que Picasso a tenha usado para cobrir camadas anteriores e pintar uma nova.

Campo obrigatório