Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Plebe Rude lança novo álbum no Circo Voador

“Primórdios”, com canções compostas nos últimos anos da Ditadura Militar, é apresentado com exclusividade no Rio de Janeiro

Plebe Rude lança novo álbum no Circo Voador
Notícias ao Minuto Brasil

22:51 - 06/06/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura Rio de Janeiro

A banda Plebe Rude - uma das primeiras bandas punks do país, surgida nos anos finais da ditadura militar - anuncia o lançamento, em todas as plataformas de streaming, do álbum “Primórdios”, com canções compostas entre 1981 e 1983 - dentre elas, nove músicas inéditas. A banda apresenta a novidade no Rio de Janeiro dia 09 de junho, no Circo Voador, com abertura da Banda Zero.

A ideia do álbum surgiu após o lançamento do livro “Meninos em Fúria”, uma co-autoria do integrante Clemente Nascimento (guitarra e voz) e do escritor Marcelo Rubens Paiva, quando Philippe Seabra (guitarra e voz, igualmente) viu a necessidade de também resgatar suas memórias para um futuro livro – ainda em fase de escrita.

+ 5 Seconds of Summer não se importa com rótulo de 'boy band'

Durante suas pesquisas sobre as músicas iniciais, como foram feitas e inspiração por trás delas, junto com André X (baixo e voz), Seabra percebeu a força daquele trabalho pioneiro, que ficou enterrado por baixo do peso do primeiro álbum, “O Concreto Já Rachou”, e do segundo “Nunca Fomos tão Brasileiros”.

“Algumas músicas entraram nos primeiros dois álbuns, mas a maioria é inédita. Conseguimos resgatá-las graças às consultas ao jornalista Paulo Marchetti, e, além de jornalista, também pesquisador musical Olímpio Cruz Neto, que guardaram demos e gravações de shows raros”, explica Seabra.

Com o repertório definido, o próximo passo seria recriar o ambiente da época para a apresentação inédita e gravação do álbum. “Conseguimos reproduzir no Espaço Som o clima daqueles anos, onde o rock era maldito, no sentido de não pertencer a algum mercado ou público mainstream, e muito menos com perspectiva de alguma carreira. Era só a urgência de uma geração, servia como uma força propulsora, e vinda de Brasília”, complementa. O show e, consequentemente, o álbum, tem participação especial de Gabriel Thomaz e Erika Martins, do Autoramas, a música “Dança de Semáforo”.

A escolha por São Paulo para a gravação é uma declaração de amor da banda à cidade onde conheceram o punk no sentido literal, apresentado por Clemente, e onde tocaram nos espaços undergrounds que marcaram a história, como Napalm, Rose Bom Bom, Madame Satã e Tifon .

“Esse registro é mais que um resgate. É a comemoração de um tempo onde a música conectava as pessoas. Onde o faça-você-mesmo dependia de amigos, suor e lágrimas. Onde o mundo era muito maior do que parece hoje e tínhamos que nos unir para não sermos engolidos pelo sistema. São músicas rústicas, inocentes e simples, mas feitas numa época que o que importava era estar no palco cantando para gente igual a você, sobre problemas em comum: falta de perspectiva, tédio, desinformação, censura, controle e adolescência”, finaliza André X.

Plebe Rude lança “Primórdios”

Local: Circo Voador - Endereço: Rua dos Arcos, S/N – Rio de Janeiro

Data: Sábado, dia 09 de junho de 2018, às 22h

Campo obrigatório