Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

34ª edição da Feira do Livro de Brasília destaca literatura infantil

Evento ocorre até 17 de junho no Pátio Brasil Shopping

34ª edição da Feira do Livro de Brasília destaca literatura infantil
Notícias ao Minuto Brasil

15:45 - 09/06/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura Agenda

A literatura infantil ganha destaque na 34ª edição da Feira do Livro de Brasília. O evento, que começa nesta sexta-feira (8) e segue até 17 de junho na área externa do Pátio Brasil Shopping, reúne programação diversificada com palestras, debates, narração de histórias, lançamentos de livros e shows musicais.

Com apoio do governo de Brasília, a feira abre espaço para jovens escritores apresentarem seus trabalhos. No estande montado pela Secretaria de Educação, 33 alunos da rede pública terão a oportunidade de divulgar obras literárias produzidas dentro da sala de aula.

Além dos estudantes, servidores da pasta também aproveitam para lançar seus livros durante a feira. Escritora e coordenadora pedagógica de Educação Infantil da pasta, Ana Neila Torquato estará no estande com três obras: Minha Cidade, Pé de Moeda e Os três palitos.

O Minha Cidade foi produzido em 2016 para o projeto Plenarinha de Educação Infantil. Coordenadora da iniciativa na pasta, Ana criou uma história lúdica para as crianças sobre os aspectos relacionado com a cidade. O livro surgiu e virou referência dentro das salas de aula.

Pedagoga dedicada à arte de contar histórias, Ana não só escreve como também dá vida ao livro. Para ela, a interação com os pequenos é um diferencial na hora da aprendizagem. “A educação infantil tem uma certa magia. As crianças estão mais receptivas e absorvem as informações de maneira mais fácil.”

Temas como ecologia, reciclagem, saúde, mobilidade urbana e lazer fazem parte do contexto do Minha Cidade, ilustrado pela filha dela, Sofia Ferreira, na época com 7 anos.

+ Cenas de Matt Damon são cortadas de filme após declarações polêmicas

No livro Pé de Moeda, lançado neste ano, a autora traz para debate a questão da educação financeira com a história de um menino que, ao passear no pomar da avó, tem a ideia de plantar um pé de moeda.

O livro Os três palitos será lançado oficialmente no evento. A obra narra a aventura de três amigos que queriam ser algo além de simples palitos de picolé. A história trabalha a importância da amizade, da força do trabalho em equipe e da perseverança em busca dos sonhos.

Além dos títulos que serão apresentados durante a Feira do Livro, Ana Neila Torquato lançará um quarto, que será distribuído para as crianças da rede pública do DF.

O Meu Quintal, é fruto do trabalho produzido durante a 5ª Plenarinha da Educação Infantil – A criança na natureza: por um crescimento sustentável. A ação foi desenvolvida por crianças de unidades escolares públicas e instituições educacionais parceiras das 14 Coordenações Regionais de Ensino em 2017. As ilustrações foram feitas pelas próprias crianças.

Com informações da Agência Brasília.

34ª Feira do Livro de Brasília

De 8 a 17 de junho

Das 10 às 22 horas

Na área externa do Pátio Brasil Shopping (Setor Comercial Sul)

Campo obrigatório