Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

São Paulo recebe retrospectiva dos filmes de Ingmar Bergman

De junho a agosto, destaques do dramaturgo e cineasta sueco serão exibidos no Sesc Santana

São Paulo recebe retrospectiva dos filmes de Ingmar Bergman
Notícias ao Minuto Brasil

17:08 - 09/06/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura Cinema

O Sesc Santana, em São Paulo, apresenta a mostra “O Lobo à Espreita: Uma homenagem ao centenário de Ingmar Bergman” a partir do próximo dia 19.

Produzida pelo Departamento Nacional do Sesc, a retrospectiva celebra o centenário de nascimento do diretor sueco responsável por alguns dos filmes mais influentes e aclamados da história do cinema. Suas obras estão, em geral, centradas no estudo psicológico dos personagens e das famílias disfuncionais.

+ Primeira Bond girl da franquia '007', Eunice Gayson morre aos 90 anos

Confira abaixo a lista de filmes que serão exibidos na mostra.

O Sétimo Selo | 19 de junho, terça, das 20h às 21h40

(Det Sjunde Inseglet. Dir.: Ingmar Bergman. SWE, 1957. 96 min, DVD, p&b. 12 anos.)

No século XIV, depois de dez anos de luta nas Cruzadas, o cavaleiro sueco Antonius Block volta a seu país e encontra um território devastado pela Peste Negra. A Morte surge diante do cavaleiro com o desejo de levá-lo consigo. Ele pede um adiantamento da pena, durante o qual joga uma partida de xadrez com a Morte. O cavaleiro, acompanhado sempre por seu escudeiro ateu, Jons, vê à sua volta a morte, pela fome e pela peste, fiéis que se flagelam em rituais sinistros, bruxas queimadas pela Igreja. Somente quando conhece Jof e Mia, um ingênuo casal de saltimbancos, é que suas dúvidas e tormentos são aliviados.

Filme indicado à Palma de Ouro e vencedor do Prêmio Especial do Júri do Festival de Cannes. Com Max Von Sydow, Bengt Ekerot, Gunnar Björnstrand, Nils Pope e Bibi Anderson.

Morangos Silvestres | 26 de junho, terça, das 20h às 21h35

(Smultronstället. Dir.: Ingmar Bergman. SWE, 1957. 91 min, DVD, p&b. 10 anos.)

Victor Sjöström interpreta Isak Borg, um velho professor de medicina que reavalia a sua vida enquanto viaja para a universidade em que se formou para receber um título de doutor honoris causa. Borg viaja com sua estranha nora, Marianne e revisita muitos marcos de seu passado, em especial as memórias de sua família e de Sara, sua paixão de juventude.

Filme vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim e Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro. Indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original. Com Bibi Andersson, Folke Sundquist, Gunnar Björnstrand, Ingrid Thulin e Victor Sjöström.

Persona | 3 de julho, terça, das 20h às 21h30

(Persona. Dir.: Ingmar Bergman. SWE, 1966. 85 min, DVD, p&b. 14 anos.)

Elisabet Vogler é uma atriz que ficou muda de repente, e seu tratamento se dá numa pequena vila à beira-mar, sob os cuidados da enfermeira Alma. As duas passam o tempo juntas, com Alma sempre falando sem ter respostas. A confiança em Elisabet cresce cada vez mais, e Alma vai contando-lhe seus segredos mais secretos. Mas, lendo uma carta escrita pela atriz, Alma descobre que é vista como um objeto de estudo. A relação entre as duas mulheres se torna tensa, mas torna-se instrumento para ajudar as duas a encontrarem suas identidades e problemas psicológicos. Com Bibi Andersson, Gunnar Björnstrand, Jörgen Lindström, Liv Ullmann e Margareta Krook.

A Hora do Lobo | 17 de julho, terça, das 20h às 21h35

(Vargtimmen. Dir.: Ingmar Bergman. SWE, 1968. 90 min, DVD, p&b. 18 anos.)

O pintor Johan e sua esposa grávida, Alma, se retiram para uma ilha isolada. Johan é consumido por demônios do passado e por constantes alucinações. Alma tenta ajudá-lo a manter a sanidade e controlar sua obra. Mas durante a escuridão entre a noite e o amanhecer, a chamada "hora do lobo", os medos de Johan podem se concretizar... Com Max Von Sydow, Erland Josephson, Liv Ullmann e Ingrid Thulin.

Gritos e Susurros | 24 de julho, terça, das 20h às 21h35

(Viskningar och Rop. Dir.: Ingmar Bergman. SWE, 1972. 91 min, DVD, color. 14 anos)

Numa casa de campo, Agnes recebe, à beira da morte, os cuidados de suas duas irmãs e de uma dedicada empregada da família. Neste ambiente claustrofóbico, acompanhamos as imaginações, lembranças e frustrações destas quatro mulheres.

Vencedor do Oscar de Melhor Fotografia, indicado aos Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Figurino. Com Harriet Andersson, Ingrid Thulin, Liv Ullmann e Kari Sylwan.

Face a Face | 31 de julho, terça, das 20h às 22h

(Ansikte mot Ansikte. Dir.: Ingmar Bergman. SWE, 1976. 114 min, DVD, p&b. 16 anos)

A doutora Jenny Isakssonv é uma psiquiatra casada e bem-sucedida em seu emprego. Lenta e dolorosamente passa a ser assombrada por imagens e emoções de seu passado, que a leva a uma depressão profunda.

Indicado ao Oscar de Melhor Diretor e Melhor Atriz. Vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro. Com Liv Ullmann, Erland Josphson, Aino Taube e Gunnar Björnstrand.

Sonata de Outono | 7 de agosto, terça, das 20h às 21h40

(Höstsonaten. Dir.: Ingmar Bergman. FRA/DEU/SWE/GBR, 1978. 93 min, DVD, color. 14 anos.)

Depois de oito anos sem se ver, mãe e filha se reencontram. A mãe é uma famosa concertista que, depois da morte do empresário (e namorado), vai passar uma temporada na casa da filha, que é casada com um pastor. Tudo parecia bem até que uma simples sonata detona alguns rancores do passado, numa espécie de acerto de contas. Vencedor dos Oscar de Melhor Atriz e Melhor Roteiro Original. Com Ingrid Bergman, Liv Ullmann, Lena Nyman e Arne Bang-Hansen.

Fanny e Alexander | 14 de agosto, terça, das 19h às 22h20

(Det Sjunde Inseglet. Dir.: Ingmar Bergman. SWE, 1982. 188 min, DVD, color. 14 anos.)

O garoto Alexander e sua irmã Fanny são membros de uma poderosa família de artistas liberais do início do século XX. Depois da morte do pai, vão morar com o padrasto onde são criados em meio ao rígido puritanismo luterano do bispo Vergerus.

Primeiro filme autobiográfico do diretor Ingmar Bergman. Vencedor dos Oscars de Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino. Com Allan Edwall, Bertil Guve, Erland Josephson, Ewa Froeling, Gunn Walgren, Jan Malmsjoe, Pernilla Allwin.

Mostra "O Lobo à Espreita: Uma homenagem ao centenário de Ingmar Bergman"

19 de junho a 14 de agosto.

Sesc Santana - Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jd. São Paulo.

Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jd. São Paulo.

Grátis. *Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento.

Campo obrigatório