Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Comédia grega sobre greve de sexo, 'Lisístrata' estreia em São Paulo

Adaptação do texto de Aristófanes pela Cia. do Voo cumpre temporada a partir de 29 de junho

Comédia grega sobre greve de sexo, 'Lisístrata' estreia em São Paulo
Notícias ao Minuto Brasil

14:59 - 21/06/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura Teatro

A greve de sexo que deu fim a uma guerra: entre 29 de junho e 16 de julho, a sede Roosevelt da SP Escola de Teatro, na capital paulista, recebe Lisístrata – O Voo das Andorinhas, versão atualizada da Cia. do Voo para a clássica comédia grega.

Escrita pelo dramaturgo grego Aristófanes há mais de dois mil anos, a peça se mostra ainda atual e relevante ao discutir as expectativas sociais impostas à mulher. A trama narra a história de mulheres de várias cidades da Grécia que, cansadas de perder seus maridos e filhos a uma guerra que já dura mais de 20 anos, criam um protesto inusitado para dar fim ao conflito. Lideradas pela ateniense Lisístrata, elas organizam uma greve de sexo, maneira que encontraram para se fazer ouvidas pelos homens da época.

Além da discussão sobre a subjugação e objetificação do gênero feminino, a montagem da Cia. do Voo traz também um recorte de raça: a protagonista do espetáculo é interpretada por uma mulher negra, a atriz Jamile Godoy – ela, o diretor Tom Rezende e o dramaturgo Marcelo Oriani estudaram na SP Escola de Teatro. "Na época em que o texto foi escrito, mulheres não podiam sequer frequentar o teatro. Agora, temos uma protagonista negra e empoderada que dá força a outras personagens", conta o diretor.

+ Vargas Llosa cai e é internado em hospital de Madri

Lisístrata – O Voo das Andorinhas estreou em março deste ano no Teatro Sérgio Cardoso e já recebeu mais de 15 prêmios em mostras e festivais, como os de melhor atriz, maquiagem e sonoplastia no 12º Festival Nacional de Teatro Cacilda Becker.

Com sessões as sextas e segundas, às 21h; sábados, às 20h; e domingos, às 19h, o espetáculo tem ingressos a R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada). As informações são da secretaria de Cultura do governo de São Paulo.

Campo obrigatório