Meteorologia

  • 01 DEZEMBRO 2021
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Biógrafo de Orson Welles vai concluir filme inacabado do cineasta

Longa-metragem filmado entre 1970 e 1976 deve estrear no Festival de Veneza, na Itália

Biógrafo de Orson Welles vai concluir filme inacabado do cineasta
Notícias ao Minuto Brasil

07:40 - 02/07/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura Clássico

O diretor Peter Bogdanovich, biógrafo de Orson Welles, vai concluir o longa-metragem 'The Other Side Of The Wind', filmado pelo cineasta norte-americano entre 1970 e 1976. O filme deve estrear no Festival de Veneza, realizado no fim de agosto, e depois estreará na Netflix.

Em entrevista ao site Omelete, Bogdanovich revelou que o projeto era dado como uma lenda em Hollywood e que ele espera que o filme chegue a outros festivais. Metalinguístico, o longa protagonizado por John Houston conta a história de um cineasta, que, após anos de exílio na Europa, volta aos Estados Unidos para filmar um projeto polêmico para a época.

+ São Paulo terá maratona de filmes de Hitchcock na sexta-feira 13

"Pode ser que a gente vá a Toronto também e a outros festivais. Foi difícil conseguir o dinheiro necessário para finalizar o projeto, mas arrumamos cerca de US$ 5 milhões para concluir a edição a partir do material que Orson deixou. Ele deixou cerca de 45 minutos montado, mas, como brigou com os produtores ao fim das filmagens, nos anos 1970, deixou muita coisa a ser editada", disse Bogdanovich.

O projeto para finalizar o filme também contou com o apoio da viúva de Welles, a croata Oja Kodar, co-autora do roteiro do longa-metragem. Além de Houston, outros diretores como Cameron Crowe, Claude Chabrol, Dennis Hopper e Paul Mazursky atuam no filme, ao junto a atrizes como Mercedes McCambridge e Natalie Wood.

Campo obrigatório