Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Livro sobre Gerda Taro vence maior prêmio literário italiano

Helena Janeczek venceu a edição 2018 do 'Strega'

Livro sobre Gerda Taro vence maior prêmio literário italiano
Notícias ao Minuto Brasil

15:12 - 06/07/18 por ANSA

Cultura Literatura

A escritora Helena Janeczek, de 54 anos, conquistou a edição de 2018 do "Strega", principal prêmio de literatura da Itália, com a obra "La ragazza con la Leica".

Janeczek recebeu 196 votos no comitê da premiação e se tornou a primeira mulher em 15 anos a vencer o troféu. A última havia sido Melania Mazzucco, em 2003, com "Vita".

"La ragazza con la Leica" relata a história de Gerda Taro, jornalista e fotógrafa que registrou a Guerra Civil Espanhola ao lado de Robert Capa. Ela foi morta durante uma batalha, aos 27 anos de idade.

"Eu não sou parecida com Gerda Taro. Foi ótimo envolver-me com uma personalidade tão diferente. Ela nasceu corajosa, e, quanto à coragem, eu aprendi a não tê-la. Ela me ajudou ao longo dos seis anos em que escrevi esse livro. Gostaria que não passassem outros 15 anos para que outra mulher vencesse", disse Janeczek.

A obra que ficou em segundo lugar é de Marco Balzano, "Resto qui", com 144 votos. Na terceira posição ficou Sandra Petrignani, com "La corsara", que recebeu 101 votos. O Prêmio Strega é entregue à melhor obra literária publicada na Itália entre 1º de abril do ano anterior e 31 de março do atual. Com informações da Ansa.

Campo obrigatório