Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

FLIP tem debates promovidos por Bibliotecas Comunitárias

“É importante estarmos presentes nos principais eventos literários do país para falar sobre as bibliotecas", afirma Rafael Mussolini, integrante da RNBC

FLIP tem debates promovidos por Bibliotecas Comunitárias
Notícias ao Minuto Brasil

09:35 - 24/07/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura Paraty

Na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), as políticas públicas do livro e da leitura e as bibliotecas comunitárias vão estar em evidência, entre os dias 26 e 28 de julho, no ciclo de debates "Sabores do Livro e da Leitura”, promovido pelo Instituto C&A e a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC), em parceria com a Rede LEQT (Leitura e Escrita de Qualidade para Todos).

“É importante estarmos presentes nos principais eventos literários do país para falar sobre as bibliotecas e disseminar suas ações e seu trabalho de incentivo à leitura nas periferias do país", afirma Rafael Mussolini, integrante da RNBC, que vai participar da mesa de abertura do ciclo, na quinta, 26, às 14h, sobre a pesquisa "Impacto das bibliotecas comunitárias na formação de leitores no Brasil", na Casa de Cultura de Paraty.

+ Gil e Chico encerrarão festival no Rio pela libertação de Lula

Serão apresentados os primeiros resultados da pesquisa que examinou a realidade pouco conhecida das bibliotecas comunitárias. Também participam do debate a professora Ester Rosa, da Universidade Federal de Pernambuco, a bibliotecária Cida Fernandez, do Centro de Cultura Luiz Freire de Pernambuco e a escritora Dinha Maria Nilda, com mediação de Janine Durand, assessora do Instituto C&A para o Programa Prazer em Ler.

Em seguida, às 15h, acontece o bate-papo “De onde brota a sede”, que discute o enfrentamento da desigualdade de oportunidades de acesso à cultura escrita no Brasil, com Ana Lima, uma das coordenadoras da Rede LEQT, Renata Costa, secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura e o professor e quadrinista Marcelo D’Salete, com mediação de Patrícia Lacerda, gerente de educação do Instituto C&A.

Na sexta, 27, a programação começa às 10h, na Casa da Música, com uma roda de conversa sobre “Para que ler literatura”, com Noemi Jaffe e Luciana Gerbovic, da Escrevedeira – Centro Cultural Literário, que investiga se a literatura teria ou não uma função. Em seguida, às 11h,acontece o clube de leitura do livro "Zero a Zero”, da escritora Dinha Maria Nilda, obra que tem poemas contra o genocídio da população negra. No período da tarde às 14h, tem um encontro de leitura para refletir sobre o momento político e econômico que o país atravessa, com a participação de José Maria Gomes Neto, bacharel em Filosofia e palestrante do TEDxRIO+20 e Maria Helena Mueller, leitora e moradora da Ilha do Araújo de Paraty.

Já no sábado, 28, às 10h, o diplomata e escritor Alexandre Vidal Porto e o deputado federal Jean Wyllys conversam sobre o livro "O Fim de Eddy", de Èdouard Louis, um romance autobiográfico que desvela o conservadorismo e o preconceito da sociedade do interior da França. Nessa conversa os participantes debatem a luz da dimensão literária da obra, temas como desigualdades, violências cotidianas e direitos humanos, com mediação de Janine Durand, do Instituto C&A.

Todas as mesas são gratuitas e abertas ao público. Na quinta (26) a programação acontece na Casa de Cultura de Paraty, já no dias 27 e 28, na Casa da Música, anexo da Casa de Cultura.

Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias

Em 2015, acreditando no potencial da construção coletiva é criada a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC) com bibliotecas nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste do país para promover ações de incentivo à leitura, a formação de leitores e à literatura como um direito humano e incidir por políticas públicas do livro e da leitura. A rede tem mais de 110 bibliotecas espalhadas pelos estados do Pará, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Serviço

Ciclo de debates “Sabores do Livro e da Leitura”

Quinta, 26 de julho, das 14h às 17h30

Local: Casa da Cultura de Paraty (Rua Dona Geralda, 157 - Centro Histórico,Paraty)

Sexta, 27 de julho, das 10h às 15h

Sábado, 28 de julho, daa 10h às 11h

Local: Casa da Música - anexo da Casa da Cultura (Rua Dona Geralda, 282 - Centro Histórico, Paraty)

Campo obrigatório