Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Livro infanto-juvenil que irritou Bolsonaro voltará às livrarias

Após “campanha” do candidato do PSL à Presidência, a Companhia das Letras vai relançar no Brasil o livro “Aparelho sexual e cia”

Livro infanto-juvenil que irritou Bolsonaro voltará às livrarias
Notícias ao Minuto Brasil

15:41 - 02/09/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura Mercado

Jair Bolsonaro atacou tanto o livro “Aparelho sexual e cia”, assinado em parceria pela escritora francesa Hélène Bruller com o suíço Philippe Chappuis, conhecido como Zep, que acabou causando um efeito contrário ao que ele desejava: a obra voltará às livrarias brasileiras.

De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal “O Globo”, a editora Companhia das Letras vai relançar o livro no país em duas semanas. Vale ressaltar que “Aparelho sexual e cia” foi publicado em 2001 e lançado no Brasil em 2007. A obra estava esgotadas há anos.

Entenda a polêmica criada por Bolsonaro

O livro em questão não era muito conhecido por aqui. Mas acabou ficando quando Bolsonaro mostrou um exemplar durante entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, na semana passada. Na ocasião, o candidato do PSL à Presidência da República sugeriu que o “Aparelho sexual e cia” era parte do chamado “kit gay” (nome pejorativo dado ao projeto Escola sem Homofobia, que tinha como objetivo a formação de professores para temas referentes a direitos LGBT).

No entanto, o que Bolsonaro não disse é que o tal kit gay foi barrado pelo Governo de Dilma, em 2011, e jamais saiu do papel. Além disso, o livro de Bruller e Zep nunca fez parte do material produzido para o Escola sem Homofobia e jamais integrou qualquer programa do Ministério da Educação. Só o Ministério da Cultura que adquiriu 28 exemplares e os distribuiu em bibliotecas públicas, mas nunca em escolas.

Campo obrigatório