Meteorologia

  • 14 NOVEMBRO 2018
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Protesto em Toronto pede mais oportunidades para cineastas mulheres

Centenas de pessoas se reuniram no centro de Toronto, Canadá, para protestar contra a falta de oportunidades para cineastas mulheres

Protesto em Toronto pede mais oportunidades para cineastas mulheres
Notícias ao Minuto Brasil

15:34 - 08/09/18 por FolhaPress

Cultura festival

Neste sábado (8), centenas de pessoas se reuniram no centro de Toronto, Canadá, para protestar contra a falta de oportunidades para cineastas mulheres e pedir apoio da indústria de entretenimento. A cidade sedia desde quinta (6) o Festival de Toronto, uma das principais mostras de cinema do mundo. 

Personalidades como as atrizes Geena Davis e Mia Kirshner e as diretoras Nandita Das e Amma Asante participaram do protesto, intitulado "Share her Journey Rally" (manifestação para compartilhar a jornada dela, em tradução livre).

Elas dividiram com o público histórias pessoais e estatísticas que mostram a baixa representatividade feminina em uma indústria dominada por homens brancos. As mulheres dirigiram apenas 4% dos principais filmes lançados de 2007 a 2017. Entre estes títulos, só quatro tinham negras como cineastas; dois foram realizados por asiáticas e um, por diretora latina. 

"Somos parte de um movimento agora, e acredito que cada uma de nós pode fazer a diferença", disse Keri Putnam, diretora-executiva do Instituto Sundence, de acordo com a Variety. A plateia acompanhou o evento empunhando cartazes com dizeres como "Homens de qualidade não temem a igualdade". Com informações da Folhapress.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório