Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mostra de SP terá instalação em realidade virtual de Laurie Anderson

Obra de realidade virtual permitirá voar entre palavras na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Mostra de SP terá instalação em realidade virtual de Laurie Anderson
Notícias ao Minuto Brasil

16:31 - 14/09/18 por Folhapress

Cultura Cinema

Chama-se "Chalkroom", ou quarto de giz, a instalação em realidade virtual criada pela artista experimental, além de cantora e cineasta, Laurie Anderson. Nela, o espectador pode "voar" em meio a palavras, desenhos e histórias que flutuam como se fossem inscrições numa lousa que recobre todo o ambiente.

A obra será uma das atrações da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, a partir de 18 de outubro. A estrutura será montada num anexo do CineSesc, na rua Augusta.

Anderson, que expôs a instalação no último Festival de Veneza, também irá fazer o cartaz da mostra paulistana. O visual final do pôster ainda está em processo de aprovação por parte da americana de 71 anos, viúva do músico Lou Reed e entusiasta do cruzamento entre arte e tecnologia.

Realidade Virtual de Laurie Anderson que vem para São Paulo Divulgação Realidade Virtual de Laurie Anderson que vem para São Paulo    Em "Chalkroom", o que ela propõe, é que o "leitor" sobrevoe entre "palavras que flutuam no ar como e-mails", como anuncia o site do projeto. Pode-se percorrer várias câmaras, sob orientação da narração de Anderson via fone de ouvido.

A obra foi criada em parceria com o taiwanês Hsin-Chien Huang e integrou a programação do último Festival de Veneza.

A Mostra de SP, um dos mais importantes eventos de cinema do país, também exibirá o novo filme de Lars von Trier, "A Casa que Jack Construiu". O longa, que causou controvérsia em Cannes, acompanha a história de um serial killer vivido por Matt Dillon, que tem uma predileção por matar mulheres. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório