Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Exposição em SP traz obras de Rafael inéditas no Brasil

Mostra do artista italiana acontecerá até 16 de dezembro

Exposição em SP traz obras de Rafael inéditas no Brasil
Notícias ao Minuto Brasil

05:19 - 19/09/18 por ANSA

Cultura renascimento

A partir desta quarta-feira (19), o Centro Cultural da Fiesp, em São Paulo, receberá a exposição "Rafael e a Definição da Beleza - Da Divina Proporção à Graça", que trará três imagens do artista italiano Rafael Sanzio nunca exibidas no Brasil.

+ Vencedora do Emmy, 'Game of Thrones' foi a série mais procurada na web

A mostra contará com registros históricos de estudos matemáticos que influenciaram a ideia de beleza no século 15. Entre os documentos haverá os tratados de Vitrúvio e de Leon Battista Alberti, além de uma cópia da primeira edição de "A Divina Proporção", de Luca Paciolli. "A arte de Rafael combinava com maestria as formas da Antiguidade Clássica e a expressão intensa da natureza humana, definindo um novo ideal de beleza", diz a publicação oficial sobre a mostra no site da Fiesp.

Considerado um dos grandes artistas do Renascimento, Rafael nasceu em Urbino, na Itália, em 1483. Em sua infância, herdou o ateliê de seu pai e chegou a estudar com Pietro Perugino, cuja obra é relembrada na abertura da mostra. A exibição também traz uma seção com dezenas de gravuras de artistas de seu ateliê, alguns trabalhos de seus seguidores (Giovanni Penni e Giulio Romano), além de uma sala sobre imitação e a "nova beleza". Nesta última, estão expostas as três obras de Rafael que retratam, de diferentes formas, as Madonas.

Todos os quadros vieram de museus em Roma, Nápoles e Modena. A exposição, que ainda conta com uma projeção do afresco "Escola de Atenas (1509), localizado no Museu do Vaticano, ficará aberta até 16 de dezembro e terá entrada gratuita. Serviço: Mostra: Rafael e a Definição da Beleza Endereço: Fiesp - Av.Paulista, 1.313. Horário - 3ª a sáb., das 10h às 22h. Dom., das 10h às 20h. Entrada Gratuita. Com informações da Ansa.

Campo obrigatório