Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Personagem Apu, de 'Os Simpsons', pode acabar após polêmicas de racismo

Canal Fox tem recebido cada vez mais protestos de indianos quanto ao comportamento do personagem. Apu, segundo eles, ajudaria a denegrir a imagem da Índia e de sua comunidade

Personagem Apu, de 'Os Simpsons', pode acabar após polêmicas de racismo
Notícias ao Minuto Brasil

15:34 - 30/10/18 por Folhapress

Cultura EUA

O personagem Apu Nahasapeemapetilon, da série animada "Os Simpsons", virou algo de uma polêmica racial no Estados Unidos.

De acordo com informações divulgadas na imprensa americana, o canal Fox, que exibe o programa, tem recebido cada vez mais protestos de indianos quanto ao comportamento do personagem. Apu, segundo eles, ajudaria a denegrir a imagem da Índia e de sua comunidade.

Na série, Apu já apareceu algumas vezes bebendo -prática que é condenada na maior parte dos estados do país asiático.

Na última sexta-feira (26), Adi Shankar, um dos produtores da série da Netflix Castelvania, afirmou ao site IndieWire que fontes internas da Fox asseguraram a ele que Apu deixará a cidade de Springfield e não continuará como personagem da série.

+ Contra Bolsonaro, editora americana faz promoção de livros antifascismo

Shankar criou um concurso na internet para escolher o roteiro que a Fox deveria usar para finalizar a participação de Apu em "Os Simpsons", dando a opção de substituí-lo por outro personagem "mais inteligente".

"[Os produtores da série] não vão dar grande importância para a polêmica, nem criarão muitos debates a respeito, mas vão retirá-lo completamente da série, apenas para evitar a controvérsia com a comunidade indiana", disse o produtor.

Mesmo tendo trazido a polêmica à tona, Shankar diz que a decisão da Fox é questionável. "Se 'Os Simpsons' são um desenho com um caráter cultural, não podem ter medo de comentar a cultura, ainda que soe controverso. Sobretudo quando se trata de uma discussão que eles mesmos ajudaram a criar. Se for assim, serão vistos como covardes."

No mesmo dia, Al Jean, um veterano produtor da série, afirmou em sua conta no Twitter: "Avi Shankar não é produtor de 'Os Simpsons' e portanto não deveria opinar sobre a série".

As discussões sobre as supostas injúrias raciais cometidas pelo personagem ganharam força nos EUA após o lançamento do documentário "The Problem With Apu", no ano passado, pelo comediante indiano Hari Kondalu.

Na segunda-feira (29), o jornal The Guardian especulou sobre os possíveis fins que a série poderia designar a Apu.

Entre as opções, estão a possibilidade de deixá-lo em silêncio, de matá-lo ou de reformular seus diálogos, contratando outros roteiristas para trabalhar com o personagem.

Mesmo com as polêmicas sobre o tema, não se sabe ao certo quando será a última aparição do indiano na série, que é exibida pelo canal Fox desde 1989. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório