Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Exposição lança revista internacional de arte no Brasil

Publicação editada em Nova Iorque reúne todo tipo de produção cultural de várias partes do mundo

Exposição lança revista internacional de arte no Brasil
Notícias ao Minuto Brasil

10:29 - 05/11/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura Open Space

Na próxima quinta-feira. dia 8 de novembro, acontece a partir das 15 horas na livraria Pontes a abertura de uma mostra que lança no Brasil a revista de arte, Open Space. Pela primeira vez a publicação conta com a participação de dois brasileiros: o artista plástico contemporâneo, João Cunha, idealizador deste evento, e o escritor Guilherme Zelig. A mostra é composta por 13 painéis com as obras dos dois brasileiros e da editora da revista, Dorota Czerner, publicadas na edição 21 da revista , editada em junho deste ano em Nova Iorque.

+ Spice Girls podem lançar turnê de retorno

De acordo com João Cunha a idéia central da exposição é criar uma nova relação com o espaço e com a própria obra, ampliando desta forma o repertório da leitura das obras publicadas na revista. ”Nesta edição, participo com um conjunto de desenhos, instalações, fotogravura e assemblage/scanner que sintetizam a idéia dos movimentos gerados em diferentes épocas: movimentos de Arte, literatura, contracultura, feministas, políticos, entre outros”, afirma.

O artista também inclui na mostra dois painéis da exposição “Arte como Profissão” que realizou há 40 anos, 1978, no mesmo local e espaço desta mostra, reforçando a importância da livraria na difusão da cultura. Dorota Czerner expõe poemas ilustrados e interpretações que mesclam poesia e literatura sobre as obras de João Cunha. Guilherme Zelig participa com contos curtos que retratam nosso cotidiano social.

João Cunha afirma que a mostra é resultado de um trabalho conjunto com os editores da Open Space, Dorota Czerner e Russel Craig Richardson.

Segundo Dorota que atua como editora da Open Space desde 2003, a publicação tem periodicidade anual e está aberta a todo tipo de produção artística. Áudios, vídeos e web-artes que têm como suporte a internet são divulgados por outra plataforma, a “Open Space Web -Zine”. Ela afirma que a revista foi criada em 1999 por Benjamin Boretz e Mary Lee Roberts, dois compositores, educadores e ativistas sociais. Surgiu depois de pequenos impressos e "samizdats" focados especialmente em novidades da música, na Bard College, em Annandale-on-Hudson (Nova Iorque). A conexão com o Brasil já acontece há algum tempo, observa. Prova disso, é a amizade do poeta George Quasha, um dos primeiros editores da revista, com Haroldo e Augusto De Campos. Outros artistas dessa geração estavam diretamente em contato com o grupo "Noigandres". Também destaca o conjunto musical "The Caetano Veloso Project" do pesquisador acadêmico, Chris Stover, que faz frequentes apresentações no país.

A editora afirma que a diretoria de editores contribuintes está em constante expansão ao redor do mundo para identificar novos talentos em diferentes países. A expectativa de João Cunha é se tornar esta ponte no Brasil para incluir a participação de outros brasileiros na revista após esta exposição.

Serviço

Abertura: 8 /nov. – 15 horas

Até 12/dez

2ª. a 6ª – 9 as 18 horas

Sábados – 9 às 13 horas

Campo obrigatório