Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Gravada na Itália, adaptação de 'A Amiga Genial' estreia neste domingo

Ainda não há informações sobre uma segunda temporada

Gravada na Itália, adaptação de 'A Amiga Genial' estreia neste domingo
Notícias ao Minuto Brasil

19:04 - 24/11/18 por Folhapress

Cultura SÉRIE da HBO

"Foi quando Lila e eu decidimos subir pela escada escura que levava, degrau a degrau, patamar a patamar, até a porta do apartamento de dom Achille que nossa amizade começou." É assim que Elena Greco, a Lenu, começa a contar a história de seu relacionamento com Rafaella Cerullo, a Lilla, ou melhor, "A Amiga Genial" (R$ 44,90, 331 págs., Biblioteca Azul), obra de 2011, da misteriosa escritora italiana Elena Ferrante -na verdade, pseudônimo de uma autora que mantém o anonimato.

As aventuras da infância e da adolescência das duas meninas que cresceram em Nápoles, na Itália, na década de 1950, arrebataram milhares de leitores em todo o mundo e serão apresentadas na TV, na série "My Brilliant Friend", que a HBO estreia neste domingo (25), às 22h.

+ Trailer de 'Rei Leão' se torna o mais visto da Disney em apenas um dia

As expectativas são altas. A saga completa é contada em quatro volumes. Os outros livros são a "História do Novo Sobrenome", "História de Quem Foge e de Quem Fica" e "História da Menina Perdida."  A narrativa da autora é envolvente. Em geral, quem termina um livro corre para comprar o seguinte na ânsia de saber o que vai acontecer nas vidas e na delicada relação de Lenu e Lila.

Segundo a HBO, a série se concentra no primeiro livro e ainda não há informações sobre uma segunda temporada. Apesar do nome inglês, o programa foi gravado na Itália com atores do país falando o idioma local.

Serão oito episódios. Nos três domingos seguintes, a HBO exibirá dois episódios consecutivos e no dia 16 de dezembro vai ao ar o final da trama. A produção se preocupou em ser fiel à Nápoles do pós-guerra retratada na obra: suja, pobre e muito violenta.

É quando Lenu, já bem mais velha, recebe um telefonema de Rino, filho de Lila, contando que a mãe desapareceu sem deixar rastros, que ela decide, como uma espécie de vingança, contar toda a complexa história da amizade de mais de 60 anos das duas.

O início foi lá na porta de dom Achille, o "ser malvado", de quem todos tinham medo. Menos Lila, que, diferentemente da esforçada Lenu, era tão levada e destemida quanto brilhante: aprendeu a ler sozinha para surpresa e inveja da amiga. E é por causa dela que as duas estão lá, na porta do vilão e prestes a começar uma história genial. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório