Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Adaptação de Elena Ferrante para TV estreia no Brasil

A série "A amiga genial" é exibida pela emissora "HBO"

Adaptação de Elena Ferrante para TV estreia no Brasil
Notícias ao Minuto Brasil

08:53 - 27/11/18 por ANSA

Cultura A amiga genial

A "HBO" exibiu na noite deste domingo (25) o primeiro episódio da série "A amiga genial", dirigida por Saverio Costanzo e inspirada na saga best-seller da misteriosa escritora italiana Elena Ferrante.

+ Movimento feminista italiano homenageia Maria Schneider

O capítulo, de cerca de uma hora de duração, mostrou o início da amizade entre Lenù (Elisa Del Genio) e Lila (Ludovica Nasti) e apresentou os principais personagens que acompanharão o público ao longo da série, que terá quatro temporadas de 10 episódios, uma para cada livro.

"A amiga genial" é coproduzida pela emissora italiana "Rai" e teve contribuições da própria Ferrante para o roteiro. A chamada tetralogia napolitana é formada pelos volumes "A amiga genial", "História do novo sobrenome", "História de quem foge e de quem fica" e "História da menina perdida".

A série conta a história de duas amigas da periferia de Nápoles, Lenù (apelido de Elena) e Lila, escrita pela primeira após o súbito desaparecimento da segunda. A narrativa começa com Lenù recebendo a notícia de que Lila, já idosa, havia sumido sem deixar rastros, cumprindo um antigo desejo. Irritada, ela decide relatar toda a trajetória de sua amizade, desde a primeira infância até a velhice.

Como pano de fundo, Ferrante descreve as tensões enfrentadas pela Itália e por Nápoles no pós-Guerra, como os anos de chumbo, o fascismo, o comunismo e o crescimento da Camorra, e a tentativa das duas amigas, cada uma a seu modo, de se libertarem da vida de miséria, exploração e violência à qual nasceram condenadas. Com informações da Ansa.

Campo obrigatório