Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Quadro de Renoir é roubado antes de leilão na Áustria

A obra é avaliada entre 120 mil e 160 mil euros

Quadro de Renoir é roubado antes de leilão na Áustria
Notícias ao Minuto Brasil

11:44 - 29/11/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura Viena

Uma obra original do pintor francês Pierre-Auguste Renoir foi roubada na última terça-feira (27), em Viena, na Áustria, pouco antes de ser leiloada.

O golpe foi orquestrado por três ladrões na casa de leilões Dorotheum, a maior da Europa Central e que vende mais de 250 mil objetos todos os anos.

+Dado e Marcelo Bonfá terão de pagar pelo uso da marca Legião Urbana

Ainda que o alarme tenha sido acionado, a polícia não chegou a tempo de parar os criminosos. Segundo o porta-voz das forças de segurança de Viena, Patrick Maierhofer, o roubo foi "um trabalho profissional". Os ladrões foram gravados pelas câmeras de segurança da Dorotheum.

A porta-voz da casa de leilões, Doris Krumpl, confirmou que a obra roubada é "Golfe, mer, falaises mertes", assinada por Renoir em 1895. O quadro, uma paisagem em óleo de 27x40 centímetros, é estimado entre 120 mil e 160 mil euros. Krumpl disse ainda que o roubo foi completamente fora do comum e que a Dorotheum "conta com amplas medidas de segurança".

"Nas décadas passadas, nenhum quadro havia sido roubado", disse a porta-voz. A obra fazia parte do leilão chamado "Clássicos do Modernismo", que ainda deve ser realizado, mas sem a presença da pintura de Renoir. (ANSA)

Campo obrigatório