Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Morre Pete Shelley, vocalista dos Buzzcocks

Artista morreu aos 63 anos, alegadamente, vítima de um ataque cardíaco

Morre Pete Shelley, vocalista dos Buzzcocks
Notícias ao Minuto Brasil

22:25 - 06/12/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura Luto

Pete Shelley, vocalista da banda britânica de punk-rock Buzzcocks, morreu nesta quinta-feira (6) de um ataque cardíaco, de acordo com a BBC.

Os representantes da banda afirmaram que o músico morreu em sua casa, na Estônia, onde vivia.

A banda responsável por temas como 'Ever Fallen in Love (With Someone You Shouldn't've)' ou 'Everybody's Happy Nowadays' assinalou a morte do seu elemento através do Twitter, dizendo que Shelley foi "um dos compositores mais prolíficos e influentes do Reino Unido e cofundador da banda seminal Buzzcocks".

"A música do Pete inspirou gerações de músicos ao longo de uma carreira que atravessou cinco décadas e, com a sua banda e a solo, era visto com a mais alta estima pela indústria musical e pelos seus fãs mundo afora", acrescentou a banda.

Formados em 1975, em Manchester, por Howard Devoto (voz e guitarra), Pete Shelley (voz e guitarra), Steve Diggle (baixo) e John Maher (bateria), os Buzzcocks surgiram na sequência do aparecimento dos Sex Pistols e deram o seu primeiro show em 1976, a abrir precisamente para a banda de Johnny Rotten e Sid Vicious, antes sequer de terem como agente o histórico produtor Martin Hannett.

Em 2017, no jornal The Guardian, podia ler-se um texto com o título 'Como os Buzzcocks inventaram o indie (com a ajuda dos Sex Pistols, um Renault e dos [Status] Quo'.

"Poucos dos que viram o primeiro show dos Buzzcocks em 1 de abril de 1976 poderiam sentir que estavam na presença de pessoas que iriam remodelar a pop", diz o texto.

Devoto abandonou a banda em 1977 para lançar outro grupo - os Magazine - e já não esteve presente quando os Buzzcocks lançaram 'Another Music in a Different Kitchen' e 'Love Bites', ambos em 1978 e agora reeditados, quando se cumprem 40 anos dos seus lançamentos.

Os dois discos tornaram-se marcos de como fazer punk melódico e influenciaram correntes inteiras de bandas desde então, juntando à música melódica letras dedicadas às angústias amorosas (e não só).

Também no Twitter, músicos como Peter Hook (ex-Joy Division e New Order) lembraram Shelley como "um verdadeiro cavalheiro": "Ajudou-nos tanto no começo da nossa carreira por um total amor ao punk. Sem o Pete e os Buzzcocks provavelmente ainda estaria a trabalhar nas docas. Descansa em paz, companheiro".

O escritor escocês Ian Rankin salientou que "aquelas canções clássicas dos Buzzcocks não tinham nem um grama de gordura", pertencendo "ao seu tempo e a todos os tempos".

Campo obrigatório